Graduação
Integralização
Pós-Graduação
Extensão
Bíblico Básico
Corpo Docente
Corpo Técnico
Ferramentas
Financiamentos
Links
Relatórios
   
 
 
   
 
 
 
Baixe aqui o Adobe Reader!
 
 
 
 
 

  CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU  
 

DEPENDÊNCIA QUÍMICA E COMUNIDADE TERAPÊUTICA

Curso oferecido pela Faculdade Luterana de Teologia – FLT
e Cruz Azul no Brasil

 
COORDENADORES DO CURSO
Prof. Me. Carlos Tadeu Grzybowski
Prof. Me. Rolf R. Krüger
 
PERÍODO DE REALIZAÇÃO - O curso acontecerá num período de 20 meses de aula, sem incluir o período de elaboração de TCC, para a qual se computará o período de seis (06) meses.
 
Dias das aulas - Uma vez ao mês, sexta, sábado e domingo, perfazendo um total de 20 h/a.
  • Sexta-feira das 19h às 21h30min (03 horas/aula)
  • Sábado das 8h às 12h30min; das 14h às 18h30min e das 19h30min às 21h10min
    (12 horas/aula)
  • Domingo das 8h às 12h30min (05 horas/aula)
 
CARGA HORÁRIA 400 h/a.
Não está incluída na carga horária o Trabalho de Conclusão de Curso.
 
NÚMERO DE VAGAS
Mínimo: 25
 
PÚBLICO ALVO
Profissionais graduados, tanto do setor público, quanto do privado, de Comunidades Terapêuticas ou ONGs, que atuem ou estejam interessados em trabalhar com dependência química.
 
AREAS DE CONHECIMENTO - Ciências humanas (Teologia, Psicologia), Ciências da saúde e ciências sociais.
 
INSCRIÇÃO

Documentos necessários:
- Ficha de Inscrição devidamente preenchida
- Xerox autenticado do Histórico Escolar e Diploma de Graduação;
- Xerox da carteira de identidade e CPF;
- 01 foto recente 3X4;
- Comprovante da Situação Militar;
- Pagamento da taxa de inscrição;
- Assinatura do “Contrato de prestação de serviços educacionais”
- Currículum Vitae
- carta de intenções (redigida no ato da inscrição)

Via correio da seguinte forma:

Envio dos documentos acima citados, juntamente com o comprovante de depósito referente à taxa de inscrição (cf. valores acima), o qual deverá ser efetuado no Banco do Brasil:

Agência: Banco do Brasil n° 0674-2 - Conta Corrente: 39.526-9 - União Cristã Associação Social e Educacional.

A assinatura do “Contrato de prestação de serviços educacionais”, para quem optar por esta forma de inscrição, será realizada no primeiro dia de aula.

Outras informações e “Fichas de Inscrição” podem ser obtidos:

a) Na secretaria da FLT: Rua Walli Malschitzky, 164 – Bairro Mato Preto – Cx. Postal 431 – 29285-295 São Bento do Sul/SC; Tel.: (47) 635-1108 ramais 331 e 233; e-mail: secretaria@flt.edu.br

b) Na secretaria geral da Cruz Azul no Brasil: Cx. Postal 5050 – 89030-970 Blumenau/SC; Tel.: (47) 337-4200; 9109-7668; e-mail: cruzazul@cruzazul.org.br

d) No site da Cruz Azul no Brasil: www.cruzazul.org.br

 
CERTIFICADOS
Os certificados de conclusão do Curso de Pós-graduação lato sensu Dependência Química e Comunidade Terapêutica serão emitidos pela FLT (cf. CNE/CES 1/2001), em conjunto com a Cruz Azul do Brasil. Caso as duas instituições parceiras venham a obter o apoio de órgãos municipais, estaduais ou federais (como os COMENs, CONENs, a SENAD etc), ou ainda outros, a logomarca sinalizando o apoio destes órgãos poderá ser incluída no certificado de conclusão.
Estes certificados de conclusão terão registro próprio na Faculdade, sendo emitidos pela Secretaria Acadêmica e assinados pelo Diretor da FLT, pelo Presidente da Cruz Azul no Brasil e pelos Coordenadores de Curso.
Aos alunos que não apresentarem o Trabalho de Conclusão do Curso - TCC será emitida, quando solicitada, uma declaração das disciplinas cursadas.
 
O CURSO
OBJETIVOS

O presente curso de Pós-graduação se propõe a abordar a questão da dependência de substâncias psicoativas, bem como as formas de tratamento de pessoas que se tornaram dependentes e especialmente o modelo do trabalho em comunidades terapêuticas. Profissionais da área da saúde, tanto do setor público, privado ou ONGs, como da área pastoral e demais áreas de ajuda são convidados a compreender este fenômeno da pós-modernidade, que traz seqüelas sociais muito destrutivas. Quanto às competências e habilidades a serem adquiridos, o curso visa capacitar os profissionais no conhecimento dos conceitos básicos de dependência química bem como nas formas de tratamento e na construção do conceito de comunidade terapêutica.

Proporcionar aos alunos uma visão geral da questão da dependência química, em especial dos mecanismos geradores de dependência em seus aspectos bioquímicos, sociais, psicológicos e econômicos que envolvem o problema, bem como formas de intervenção e modelos de programas terapêuticos, vistos a partir da perspectiva da antropologia hebraico-cristã.

Conscientizar sobre o quadro nacional e internacional da problemática das drogas e a epidemiologia bem como do perfil do dependente químico no Brasil.

Identificar os conceitos básicos sobre dependência química e suas aplicações na prevenção, diagnóstico e tratamento de pessoas afetadas pela dependência química.

Instruir os profissionais para ações preventivas ao uso indevido de drogas, atuando na promoção da saúde, na valorização e melhoria da qualidade de vida.

Oportunizar o conhecimento do instrumentário teórico-prático que habilite os profissionais para os serviços básicos de atendimento a dependentes e seus familiares, através de um diagnóstico adequado e conhecimentos das várias formas de tratamento das dependências químicas.

Estimular a atuação em políticas públicas e organização de serviços ligados às questões do álcool, tabaco e outras drogas.

Proporcionar o conhecimento do funcionamento de uma comunidade terapêutica, seus modelos e formas de gerenciamento de programas terapêuticos.

Promover a produção científica sobre temas relacionados à Dependência Química e à Comunidade Terapêutica.

Todos estes objetivos específicos são norteados pelo objetivo maior da Faculdade Luterana de Teologia, que entende como sua tarefa a formação de uma vivência cristã que se destaque pela reflexão teológica e interdisciplinar que leve ao exercício contextual e crítico da fé cristã, e que frutifique em obras orientadas pelo amor a Deus e voltadas ao resgate da dignidade humana e da cidadania.

 
DISCIPLINAS, CARGA HORÁRIA E CORPO DOCENTE
DISCIPLINAS
H/A
PROFESSOR(A)
Introdução ao cenário da dependência química
7
Esp. Carlos Teodoro A
Terapia farmacológica e Comorbidades em Dep. Química
10
Me. Jorge Barbosa - USP/SP
Conceituação e Classificação das principais drogas
10
Me. Jorge Barbosa - USP/SP
Epidemiologia da dependência química
10
Me. Jorge Barbosa - USP/SP
Adolescência e compulsões emergentes
10
Dr. Carlos T. Grzybowski - FATEV
Psicoterapia de grupo e formas de tratamento
10
Me. Fátima Fontes - São Paulo/SP
Antropologia e dependência química
20
Dr. Claus Schwambach - FLT
Programa Terapêutico em Com. Terapêuticas I – Entrevista Motivacional
10
Me. Frederico Vasconcelos
- Universidade Estácio de Sá
Rio de Janeiro/RJ
Psicoterapias humanistas e existencialistas e formas de tratamento
10
Esp. Guilherme Falcão
Faculdade Teológica Batista do Paraná
Metodologia da Pesquisa Científica
10
Me. Rolf R. Krüger - FLT
Psicoterapias de modificação do comportamento e formas de tratamento
10
Dr. Francisco Lotufo Neto - USP
São Paulo/SP
Terapia Familiar - Perspectiva sistêmica
20
Dr. Carlos T. Grzybowski -  FATEV
Comunidades Terapêuticas –
Origens e evolução
20
Me. Rolf R. Krüger - FLT
Psicoterapias intrapsíquicas e formas de tratamento
10
Me. Karin Wondraceck
Escola Superior de Teologia
Metodologia da Pesquisa Científica
10
Me. Rolf R. Krüger - FLT
Gestão de Comunidades Terapêuticas
20
Esp. Edmundo Chaves - Bauru/SP
Terapia e Espiritualidade
20
Dr. Carlos José Hernándes
Facultad Montoya – Posadas (Argentina)
Programa Terapêutico em Com. Terapêuticas II – Funcionamento das CTs
20
Me. Rolf R. Krüger - FLT
Reinserção Social e Relação Comunitária
20
Esp. Janaína M. M. da Costa Itajaí/SC
Grupos de Apoio ao Tratamento
10
Carlos Barcelos
Aconselhamento Pastorall
10
Me. Rolf R. Krüger - FLT
Aspectos Fiscais e Jurídicos em CTs e ONGs
20
Rolf Hartmann - Blumenau/SC
Programa Terapêutico em Com. Terapêutica III – Abordagem ao usuário
20
Me. Rolf R. Krüger - FLT
Ética e Bioética
20
Dr. Euler Renato Westphal - FLT
Políticas Públicas e Dependência Química
10
Esp. Janaína M. M. da Costa Itajaí/SC
Equipes multidisciplinares e opções de tratamento
10
Esp. Adriana Valente
Metodologia do Ensino Superior II
20
Dr. Gerson Fischer
Metodologia do Ensino Superior I
20
Dr. Gerson Fischer
Total de carga horária 400h
 
Informações sobre novas turmas clique aqui.
Veja aqui o programa do Curso para turma de Maringá PR
 
 
Faculdade Luterana de Teologia - FLT Rua Walli Malschitzky, 164 - Mato Preto
Fone: (47)3635-1108 -
flt@flt.edu.br São Bento do Sul - SC 89.290-000