Informações gerais sobre Vox Scripturae

Vox Scripturae – Revista Teológica Internacional é um órgão semestral da Faculdade Luterana de Teologia – FLT, publicado em formato impresso (ISSN 0104-0073).
Até 2013 o nome da revista era Vox Scripturae - Revista Teológica Brasileira. Durante o ano de 2014 a revista sofreu adaptações e passou a denominar-se Vox Scripturae - Revista Teológica Internacional.
São aceitos para publicação textos inéditos e revistos em português, alemão, espanhol e inglês, de pensadores e pesquisadores nacionais e estrangeiros, vinculados a IES – Instituições de Ensino Superior e/ou academias teológicas e de atuação interdisciplinar. Vox Scriptuarae é um veículo de disseminação e publicação de novas descobertas, de artigos científicos e de pesquisas acadêmicas da teologia e de contribuições de cunho interdisciplinar, advindas de pesquisadores de outras áreas afins, desde que o teor destas apresente conexões com a área da teologia. Quanto aos objetivos, a revista visa: (a) contribuir para o diálogo acadêmico-científico de pesquisadores nacionais e internacionais sobre as principais áreas de pesquisa da teologia cristã, além de temas de conteúdo interdisciplinar; (b) fomentar e disseminar o trabalho de pesquisa e investigação científica, promovendo a publicação e a contextualização da pesquisa teológica; (c) contribuir para o diálogo interdisciplinar e a transversalidade dos saberes, despertando para uma postura crítica e para o exercício de uma cidadania ética. A revista possui duas seções principais, “artigos” e “resenhas”.

A seção de artigos possui cinco subseções que abrangem as áreas centrais da teologia cristã: a) teologia bíblica do Antigo e do Novo Testamento; b) teologia histórico-sistemática; c) teologia prática; d) teologia e interdisciplinaridade; e) Teologia, diálogo ecumênico e diálogo inter-religioso. A revista possui uma tiragem de 300 exemplares e adota o processo de revisão entre os membros do Conselho Científico em sistema duplo de revisão anônima (double blind peer review), de modo que tanto os nomes dos pareceristas quanto dos autores permanecem em sigilo. O título abreviado da revista é Vox Script. – Rev. Teol. Intern., que deve ser utilizado em bibliografias, referências, notas de rodapé e legendas bibliográficas.

MISSÃO: Socializar a produção do conhecimento e da pesquisa científicos da área da teologia, principalmente na sua especificidade (teologia bíblica do Antigo e do Novo Testamento, teologia histórico-sistemática e teologia prática), mas também no que resulta de seu diálogo crítico e construtivo com outras áreas do saber, como por exemplo a filosofia, a psicologia, a antropologia, a bioética, a educação, o serviço social, as ciências voltadas à saúde e as ciências da religião. Viabilizar a publicação e disseminação dos resultados de pesquisas científicas e trabalhos acadêmicos originais e inovadores, tanto artigos quanto ensaios, produzidos nas academias brasileiras e estrangeiras, que tenham relevância para a discussão acadêmica e pública contemporânea. Promover o debate e diálogo teológico, ecumênico e inter-religioso em nível acadêmico e científico, nacional e internacional, mediante abordagem de temas inéditos e relevantes, que promovam a universalidade do saber, a inovação da pesquisa, o avanço do conhecimento teológico e interdisciplinar, e o exercício público, crítico e político, de uma cidadania ética.

INDEXADA POR ATLA Religion Database® (ATLA RDB®), um produto da American Theological Library Association, 300 S. Wacker Dr., Suite 2100, Chicago, IL 60606, USA. E-mail: atla@atla.com, http://www.atla.com.