Iniciação à pesquisa científica

A iniciação à pesquisa é realizada na FLT principalmente no âmbito do Curso de Bacharelado em Teologia. Dentro deste, ela ocorre, em especial, em três momentos:

1. Desenvolvimento de uma exegese científica na área do Antigo Testamento
A pesquisa exegética do Antigo Testamento é confeccionada ao longo do 5º semestre do curso, de acordo com os padrões estabelecidos no contexto da disciplina de Metodologia Exegética do Antigo Testamento, devendo ter no mínimo 25 e no máximo 30 laudas de conteúdo, desconsiderados os elementos pré- e pós-textuais. A pesquisa é elaborada conforme as normas de elaboração de trabalhos acadêmicos vigente na FLT.

2. Desenvolvimento de uma exegese científica na área do Novo Testamento
A pesquisa exegética do Novo Testamento é confeccionada ao longo do 4º semestre do curso, de acordo com os padrões estabelecidos no contexto da disciplina de Metodologia Exegética do Novo Testamento, devendo ter no mínimo 25 e no máximo 30 laudas de conteúdo, desconsiderados os elementos pré- e pós-textuais. A pesquisa é elaborada conforme as normas de elaboração de trabalhos acadêmicos vigentes na FLT.

3. Trabalho de Conclusão do Curso, que é um trabalho científico em uma das grandes áreas da Teologia:
a) Teologia Bíblica (Antigo e Novo Testamento);
b) Teologia Histórico-Sistemática;
c) Teologia Prática.

Antes da elaboração deste Trabalho de Conclusão de Curso, o estudante deve elaborar um Projeto da Monografia, dentro de moldes científicos. Nestes três contextos o estudante recebe instrução teórico-científica acerca da metodologia a ser utilizada na elaboração destas pesquisas.

Outras formas da prática de Iniciação à Pesquisa Científica
A iniciação à pesquisa inclui ainda uma série de trabalhos de pesquisa menores, pontuais, relativos às disciplinas do curso. Através destes, o estudante vai sendo inteirado dos aspectos teóricos e da prática da pesquisa.
De forma geral, os objetivos gerais da iniciação científica são os de propiciar aos alunos do Curso de Bacharelado em Teologia a oportunidade de demonstrar o grau de habilidade adquirida, o aprofundamento temático, o estímulo à produção científica e à consulta de bibliografia, bem como de aprimorar a capacidade de interpretação e de avaliação crítica de questões e assuntos teológicos.

Outro âmbito em que a iniciação científica é promovida na FLT é o dos cursos de pós-graduação lato sensu. Todos os cursos deste tipo promovidos pela FLT incluem a elaboração do TCC – Trabalho de Conclusão de Curso. Antes da elaboração do TCC, os concluintes destes cursos devem elaborar um Projeto de TCC, dentro de moldes da metodologia científica.
Concluindo, ao adotar a iniciação científica como estratégia de desenvolvimento para o aluno, a FLT define áreas relevantes, abrindo caminhos para que novas pesquisas sejam produzidas, contribuindo para a formação acadêmica. Nesse sentido, reconhecendo a importância da pesquisa, amplia biblioteca, laboratórios, equipamentos, bem como aloca recursos para publicações

Faculdade Luterana de Teologia - FLT
Rua Wally Malschitzki, 164 - Mato Preto
São Bento do Sul - SC - CEP 89285-295