Igreja na Pós-modernidade

"Como edificar igreja na cultura pós-moderna?" Esse foi o tema de palestra ministrada no dia 25 de junho pelo prof. Claus Schwambach, Diretor da FLT, no Retiro de Lideranças da União Paroquial da Comunidade Evangélica de Blumenau. A ideia foi a de ajudar as 120 lideranças presentes a compreenderem melhor o fenômeno da pós-modernidade e a perceber quais os desafios que ela representa para a edificação de comunidades e o trabalho da igreja hoje. Segundo o prof. Claus, "é preciso encontrar um caminho que concilie a preservação do que é central do evangelho e que faz parte de nossa tradição, e o desenvolvimento de propostas adequadas a novos públicos pós-modernos". O evento foi coordenado pelos Pastores Milton Jandrey, Renato Kreutzberg, Hércules e Mara Kehl. Segundo informação do P. Hércules Kehl, o retiro foi o primeiro do gênero. O encontro também contou com palestras de P. Emílio Voigt sobre a "igreja como corpo de Cristo"​ e do Pastor emérito Nelso Weingaertner, sobre a história da comunidade evangélica de Blumenau. O presidente da CEB, Adelino Sasse, apresentou dados estatísticos sobre o número de membros das paróquias vinculadas à CEB nos últimos anos - uma análise muito interessante, e que ajudou a situar melhor os desafios do momento. O O encontro ocorreu no Centro de Eventos Rodeio 12 em Rodeio. Na noite do dia 25 alunos da Escola Barão, de Blumenau, apresentaram um belíssimo teatro em alusão aos 500 dias para os 500 anos da Reforma. Foram apresentada uma versão contextualizada e atualizada da descoberta do evangelho por parte de Catarina von Bora e das freiras no mosteiro.

O prof. Claus recebeu da CEB também um belo presente para os estudantes de teologia: o livreto "Martim Lutero. A reforma em quadrinhos", pelo qual a FLT é muito grata! Dentre os vários materiais que tem surgido em alusão aos 500 anos da Reforma aqui na IECLB, esse é inovador. Ele apresenta a história da reforma na forma de quadrinhos, tornando o recado acessível e atrativo ao público infantil e jovem e, assim, também para todas as idades. O prof. Claus parabenizou a CEB pela iniciativa arrojada e inovadora.