FLT e Faculdade de Teologia de Jena promovem III. Simpósio Internacional de Lutero

O jubileu da Reforma luterana em 2017 se aproxima rapidamente. E para marcar os preparativos para essa data importantíssima para toda comunidade luterana e protestante global, a FLT estará promovendo no ano de 2014 o III. Simpósio Internacional de Lutero. O tema geral desse ano é: Reforma e Bíblia. O evento acontecerá em 3 Sínodos distintos: a) Sínodo Rio Paraná, em Cascavel, nos dias 24 e 25 de setembro; b) Sede da FLT (Sínodo Norte Catarinense), em São Bento do Sul, nos dias 29 e 30 de setembro; c) Sínodo Paranapanema, em Curitiba, nos dias 01 e 02 de outubro. Através desses Simpósios Internacionais de Lutero, as duas faculdades pretendem levar o legado da Reforma às bases, às comunidades, em especial aos Ministro/as, responsáveis pela proclamação do evangelho e pela edificação das comunidades.

O tema “Reforma e Bíblia” visa dar um destaque especial à redescoberta da centralidade das Escrituras por Lutero, e compreender por quais razões o princípio “sola scriptura” tornou-se num dos principais diferenciais da reforma protestante. Da mesma forma, enfocará a relevância de Lutero como intérprete do AT e do NT, e as influências de sua interpretação da Bíblia na história e para o protestantismo da atualidade. O Simpósio terá os seguintes subtemas e palestrantes:

1. As fraldas e a manjedoura na qual Cristo está deitado” – Considerações sobre a hermenêutica veterotestamentária de Lutero – Prof. Dr. Roger Marcel Wanke; 2. A interpretação da justiça de Deus em Romanos por Lutero – Prof. Dr. Werner Wiese (FLT); 3. Sola scriptura. O que significa o princípio escriturístico para a teologia evangélica? – Prof. Dr. Dietrich Korsch (Universidade de Marburgo, Alemanha); 4. O centro da Escritura. Uma sugestão de Martinho Lutero no contexto das interpretações modernas da Bíblia – Prof. Dr. Dietrich Korsch; 5. “Adão, onde estás?” A interpretação de Gn 3 em Lutero – Prof. Dr. Roger Marcel Wanke; 6. A exegese de Romanos em Lutero e sua influência sobre a exegese protestante na história e na atualidade – Prof. Dr. Werner Wiese: 7. O testemunho sobre Cristo do Novo Testamento conforme M. Lutero e Rudolf Bultmann – Prof. Dr. Dietrich Korsch; 8. A pequena bíblia. A interpretação dos Salmos por Lutero e seu significado para a espiritualidade – Prof. Dr. Roger Marcel Wanke.

Haverá ao final do Simpósio ainda um painel entre os conferencistas, sobre o tema: A contribuição da hermenêutica de Lutero para o desafio da pluralidade de hermenêuticas na IECLB.

Participam do Simpósio os Ministro/as dos Sínodos em que são oferecidos, bem como lideranças e estudantes de teologia. O público maior, seja da comunidade cristã ou da sociedade civil em geral, está convidado para palestras à noite.

Prof. Dr. Claus Schwambach

Créditos da imagem: Adri Benschop