FLT promove 1º Fórum de Pesquisa da FLT

Com o objetivo de promover a reflexão teológica acadêmica e científica, bem como a troca de saberes entre discentes e docentes, socializando trabalhos de iniciação científica e projetos de pesquisa, aconteceu nos dias 12 e 13 de maio o 1º Fórum de Pesquisa da FLT. Vinte trabalhos, entre eles ensaios monográficos na área Histórico-Sistemática e na área Teológico-Prática, bem como exegeses da área da Teologia Bíblia, sobretudo a partir de textos do Antigo Testamento, foram apresentados por meio de comunicações nas duas tardes do evento (cf. a listagem abaixo). O programa de cada tarde foi dividido em dois blocos. O bloco inicial, na quinta-feira, iniciou com a saudação oficial, feita pelo diretor geral da FLT, Prof. Dr. Claus Schwambach, que salientou o momento histórico na FLT, de inaugurar o Fórum de Pesquisa, dando assim mais visibilidade interna e externa aos trabalhos de iniciação científica, realizados pelo corpo discente da FLT. Em seguida, a palavra foi passada ao prof. Dr. Roger Marcel Wanke, que apresentou uma breve palestra, cujo tema tratou de A Pesquisa Teológica na FLT – Balanço e Perspectivas. Roger salientou que na FLT se pesquisa muito e que os temas abrangem todas as áreas da Teologia, bem como sua interface interdisciplinar. O que mais chama a atenção na estatística levantada são principalmente os temas relacionados à pesquisa em torno de Lutero, do Pietismo e a relação entre Teologia e Filosofia na obra de Kierkegaard na área da Teologia Histórico-Sistemática. Na área Prática, o que tem se evidenciado são temas na área do Aconselhamento Pastoral, Culto e Liturgia, bem como na área da Missão e da edificação de comunidades. Na área Bíblica, destacam-se as exegeses na área do AT com forte ênfase, nos últimos anos, na literatura profética e nas cartas Paulinas, no contexto do Novo Testamento. Por conta de seus cursos de pós-graduação lato sensu, muitos estudantes da especialização, mas também da graduação, têm pesquisado intensamente na área da Dependência Química e da Terapia Sistêmica em sua interface com a psicologia. Roger conclui que há uma riqueza de temas sendo pesquisados na FLT, os quais são em sua grande maioria fruto da experiência da fé e do conhecimento teológico e não por último do envolvimento comunitário e social dos estudantes e docentes. A pesquisa realizada na FLT não é feita por si mesma, ou por mera ciência teológica, mas sim em sua relação com a vida e com a proclamação do Evangelho na sociedade e na Igreja. O potencial de pesquisa da FLT, portanto, precisa ser “potencializado” e melhor “visualizado”. Nesse sentido, o Fórum de Pesquisa tem um papel fundamental na divulgação do que se tem pesquisado na FLT. Logo após essa palestra, os participantes se dividiram em duas salas para assistirem a 10 apresentações de comunicações. No dia seguinte, na sexta-feira, foi a vez do Prof. Ms. Klaus Andreas Stange apresentar sua palestra no primeiro bloco da tarde, cujo tema abordou a Educação Cristã no contexto da Escola Confessional. Klaus compartilha com a comunidade acadêmica da FLT a palestra apresentada já em janeiro no encontro, que houve na Faculdade de Teologia da Universidade Friedrich-Schiller de Jena – Alemanha, onde esteve presente, por conta da parceria que há entre a FLT e a Faculdade de Teologia de Jena. Klaus apresenta um apanhado histórico do surgimento das escolas confessionais no Brasil, no contexto da IECLB, com a vinda dos imigrantes alemães e suíços. Além disso, Klaus apresenta e discute os desafios que as escolas têm enfrentado, uma vez por conta da secularização e por outro, por conta dos desafios da própria situação da educação no nosso país. Por fim, Klaus também apresenta como ele entende o papel das escolas confessionais e a tarefa imensurável que a Igreja tem nesse contexto de formação e educação, também a partir dos aportes do Evangelho e da tradição da Reforma. Da mesma forma, nesse dia, os participantes foram convidados a se dividirem em duas salas para assistirem a mais 10 comunicações. O 1º Fórum de Pesquisa da FLT deixou marcas e o “gostinho de quero mais” nos participantes, que ao final apresentaram um feedback bastante positivo do evento. Quem sabe no próximo, o seu trabalho estará sendo apresentado e discutido.

Confira os temas abordados nas comunicações do 1º Fórum de Pesquisa da FLT:

- A Liturgia Prussiana: Aspectos históricos, Teologia e a relação com a IECLB (Jonathan Klebber)
- A relevância da oração intercessora para o culto cristão (William Bammesberger)
- Invocação trinitária como parte do culto cristão (Robson F. de Souza)
- A relevância do 1º Mandamento para a Ética Cristã (Jonathan Klebber)
- Exegese de Oseias 11.1-4 (Carolinne L.S.B. Schanoski)
- A Recapitulação da História da Salvação: A concepção de Culto em J.J. von Allmen (André Sell)
- A Santa Ceia com crianças: Teologia e Prática (Mateus Neuhaus)
- As dimensões do Louvor (William F. Kreitlov)
- Exegese de Habacuque 2.1-4 (Rubia T. Grings)
- O Conceito de Pecado em Kierkegaard: Um estudo a partir das obras “O conceito de angústia” e “O desespero humano” (Bruno B. Hinz)
- Exegese de Sofonias 3.14-17 (Mateus Neuhaus)