Prof. Dr. Rolf Krüger participa do 1. Encontro Nacional de Capelanias da Saúde da IECLB

Ocorreu, dos dias 29 a 31 de março, o 1º Encontro Nacional de Capelanias da Saúde da IECLB. O evento foi uma importante iniciativa da IECLB para reunir Ministros e Ministras que atuam de forma intensiva no âmbito hospitalar. As palestras, debates e a troca de experiências trouxeram um enriquecimento aos participantes. O prof. Dr. Rolf R. Krüger, participou do evento, na qualidade de participante. Segundo o prof. Rolf, capelania hospitalar é a presença da Igreja de Jesus Cristo no sofrimento dos que padecem uma doença. De certa forma, a atuação da capelania vai na contramão da secularização. Os hospitais, em especial os que surgiram no âmbito da diaconia cristã, por diversas razões, tornaram-se ou estão se tornando secularizados. Porém, a crescente conscientização da integralidade do ser humano aponta para a necessidade de contemplar a espiritualidade no processo terapêutico. Ainda conforme o prof. Rolf, o que está sendo feito em termos de capelanias hospitalares, no âmbito da ou pela IECLB, é significativo. Porém, a demanda é muito maior, trazendo desafios que implicam na pergunta pastoral-missionária-diaconal de como aumentar a oferta. Para o prof. Rolf, essa pergunta passa pela necessidade de detectar os vocacionados para essa área de atuação. Também implica na formação.
O encontro foi muito bom para reafirmar a convicção já existente no Projeto Pedagógico da graduação em Teologia da FLT que oferta 150 horas de aulas na área da Clínica Pastoral, auxiliados pelas disciplinas de Psicologia e bioética, entre outras. Além da possibilidade do estudante exercer ação comunitária neste contexto. ​
Como diaconia e clínica pastoral são dimensões fundamentais da formação teológica oportunizada pela FLT, a participação do Prof. Rolf permitiu mostrar algo da contribuição da FLT, bem como tomar conhecimento do cenário atual dessa questão na IECLB.

Faculdade Luterana de Teologia - FLT
Rua Wally Malschitzki, 164 - Mato Preto
São Bento do Sul - SC - CEP 89285-295