Educação cristã no contexto da igreja e da escola no Brasil

O prof. Me. Klaus A. Stange palestrou aos estudantes e professores da Faculdade de Teologia da Friedrich-Schiller-Universität em Jena, Alemanha. Com grande expectativa e interesse os estudantes e professores do curso de teologia acompanharam e ouviram a respeito da educação cristã no contexto das escolas brasileiras. O prof. Klaus introduziu sua palestra fazendo uma abordagem histórica do surgimento das escolas no Brasil, com destaque às escolas confessionais no âmbito da igreja Luterana. Na sequência apresentou desafios que estão colocados às escolas, especialmente as confessionais ou comunitárias – como é o caso das escolas mantidas pela igreja Luterana. Entre os desafios apresentados, destaque-se a) o desafio da secularização – a despeito da profunda religiosidade que permeia a sociedade brasileira; b) o desafio que a globalização e o capitalismo com seus valores representa para uma escola confessional; c) o desafio do mercado e da concorrência – implícito aqui a questão da viabilidade financeira das escolas; d) o relacionamento entre escola e as políticas públicas – considerando-se uma escola confessional que atua em um contexto de Estado laico; e) o desafio da formação dos professores e direção das escolas confessionais, principalmente a pergunta pela identidade; f) o desafio da educação cristã num contexto de rápidas e profundas mudanças culturais, sociais e religiosas.
A Faculdade Luterana de Teologia – FLT possui um programa de intercâmbio de docentes e discentes com a Faculdade de Teologia de Jena. Por conta desse programa, o prof. Me. Klaus A. Stange esteve durante 20 dias em Jena. Além de participar de reuniões do colegiado de professores, assistir à aulas, dialogar com professores e estudantes, o prof. Klaus aproveitou a oportunidade para pesquisar na biblioteca da Universidade e buscar material para seu projeto de doutoramento. O prof. Klaus é doutorando no programa de pós-graduação das Faculdades EST, bolsista da Capes e pesquisa possíveis contribuições da neurociência para a homilética.