Identidade e Diálogo

Ensino Religioso em uma escola pública? Que tipo de ensino religioso? De qual confessionalidade? Em um mundo cada vez mais secularizado, mas também cada vez mais plural em termos religiosos, o Ensino Religioso na escola, seja ela pública, privada, comunitária ou confessional, representa um enorme desafio. Para refletir o tema, o prof. Me. Klaus A. Stange participou do Simpósio “Identidade & Diálogo” promovido pela Faculdade de Teologia da Friedrich-Schiller-Universität na cidade de Jena, Alemanha.
O Simpósio teve como objetivo principal assessorar professores de Ensino Religioso no âmbito das escolas públicas na Alemanha. Com a intensa migração de refugiados para a Alemanha, o país se confronta, cada vez mais, com um mosaico de tradições religiosas. Que propostas a igreja tem a dar para esse contexto religioso plural? Como o diálogo, a identidade, a teologia e a educação encontram seus espaços?
Professores de teologia bíblica, sistemática e prática refletiram o tema. O Simpósio finalizou com um painel de discussão no qual um jurista (Prof. Dr. Dr h.c. Heiner Alwart), um político (PD Dr. Alf Christophersen), uma rabina (Dr. Elisa Klapheck) e uma muçulmana (Hamideh Mohagheghi M.A.) discutiram tópicos como “circuncisão”, “burca” e “asilo nas igrejas”.