CBB 2015 realiza viagem de estudos

No dia 20 de novembro os estudantes do CBB realizaram a sua viagem de estudos para Curitiba, relativa à disciplina de Religiões e Movimentos Religiosos. Acompanhados pela professora Cristiane Voigt Schwambach, visitaram várias igrejas cristãs e templos não cristãos, onde objetivou-se conhecer in loco grupos religiosos com uma vivência bem diferente da nossa. Dos vários grupos visitados, dois marcaram, em especial, os estudantes.

Muito impactante para todos foram os diálogos com o padre Samaan Nasry da Igreja Ortodoxa Antioquena São Jorge de Curitiba, que fez uma exposição sobre a origem das Igrejas Ortodoxas, as suas principais doutrinas, alguns rituais e a história delas aqui no Brasil. Comovente também foi ouvir do padre Samaan experiências recentes que ele, sua família e membros da igreja que ele pastoreava na Síria fizeram, ao serem perseguidos por militantes do Estado Islâmico. Ele relatou como cristãos e muçulmanos foram perseguidos por fanáticos que perseguem e exterminam todos aqueles que não se convertem às suas ideias ou se opõe à implantação do califado naquela região.

Também a visita na Mesquita Imam Ali ibn Abi Talib e o diálogo com o Sr. Gamal Oumari contribuiu para ampliar os horizontes dos estudantes quanto à religião do Islamismo. Com muita propriedade e profundo conhecimento ele explicou aspectos dessa religião, que é a que mais cresce a nível mundial e que está nos noticiários em todo o mundo após os ataques terroristas em Paris.

O balanço dessa viagem inter-religiosa é muito positivo, e o impacto sobre os estudantes, enorme. Fica o desafio de entender melhor e dialogar com pessoas de todos os credos e, ao mesmo tempo, de viver os valores e apresentar o testemunho da fé cristã numa sociedade marcada pelo pluralismo religioso.

Prof. Ma. Cristiane Voigt Schwambach