Federação Luterana Mundial discute Hermenêutica de Paulo e Lutero na Dinamarca

Nos dias 24 a 29 de setembro 35 teólogos dos cinco continentes estiveram reunidos na Universidade de Aarhus, na Dinamarca, para a 4ª Conferência Internacional de Hermenêutica de Lutero, promovida pela Federação Luterana Mundial, que discutiu sobre o tema Power of the Gospel: Developing Pauline Hermeneutics (O Poder do Evangelho: Desenvolvendo a Hermenêutica Paulina). Veja o link.
Um dos palestrantes foi o professor Roger Marcel Wanke, que tratou sobre o tema: Creation and Reconciliation in 2 Corinthians 5: Impulses from Paul and Luther (Criação e Reconciliação em 2 Co 5: Impulsos a partir de Paulo e Lutero). A versão da palestra em língua portuguesa encontra-se abaixo em anexo.
Desde 2011 a Federação Luterana Mundial tem promovido essas conferências, a partir de seu Departamento de Teologia, com a intenção de contribuir no Jubileu dos 500 anos da Reforma com uma reflexão acerca da relevância hermenêutica bíblica de Lutero para os dias de hoje. A primeira conferência aconteceu em Nairobi – Quênia (2011) e tratou do evangelho de João. A segunda conferência aconteceu em Eisenach – Alemanha (2013) e tratou do livro de Salmos. A terceira conferência aconteceu em Chicago – USA (2014) e tratou do evangelho de Mateus. Das duas primeiras conferências mencionadas há publicação (cf. sobre o livro de João o link. Cf. sobre o Livro de Salmos o link). O livro da terceira conferência está no prelo e também será publicada pela editora EVA de Leipzig – Alemanha.
As conferências sobre a hermenêutica de Lutero, promovidas pela Federação Luterana Mundial, têm como objetivo abordar a interpretação e a apropriação contemporânea da Bíblia. A iniciativa busca explorar as relações entre o texto bíblico, os leitores da Bíblia em seus contextos e a tradição confessional luterana diante dos desafios e responsabilidades da Igreja no mundo.