FLT promove três edições do 4º Simpósio Internacional de Lutero em Sínodos da IECLB

O início do mês de outubro foi marcado por três edições do 4º Simpósio Internacional de Lutero, promovido pela Faculdade Luterana de Teologia – FLT e pela Faculdade de Teologia da Universidade Friedrich-Schiller de Jena, Alemanha. Sobre o tema Reforma e Política estudantes da FLT, bem como ministros e ministras de três Sínodos da IECLB estiveram presentes e foram desafiados a refletir sobre a relação entre a fé cristã e a política a partir de Lutero.
Temas como a interpretação de Lutero sobre a autoridade, a distinção luterana dos dois reinos, a comunidade de fé o estado laico, Corrupção e a cultura política brasileira, a visão antropológica de Lutero em diálogo com Darci Ribeiro, bem como o relacionamento do cristão e a política e a sua relevância para a atualidade, tanto no contexto eclesial, como social, foram apresentados e debatidos nesses dias.
O Simpósio contou neste ano com a valiosa presença do Prof. Dr. Hellmut Zschoch, da Kirchliche Hochschule Wuppertal, Alemanha, bem como do Prof. Dr. Albrecht Baeske (São Leopoldo – RS) e os professores Dr. Euler Renato Westphal e Dr. Claus Schwambach, docentes na FLT.
As três edições do Simpósio ocorrem no contexto de atualizações teológicas oferecidas a ministros e ministras de Sínodos da IECLB em parceria com os sínodos. Neste ano, a primeira edição aconteceu em São Bento do Sul, na sede da FLT, nos dias 05 e 06 de outubro, abrangendo estudantes de teologia e de outras instituições de ensino da região e os ministros e ministras do Sínodo Norte Catarinense. Nos dias 08 e 09 foi a vez dos ministros e ministras do Sínodo Sul-Rio-Grandense se reunirem em atualização teológica, na Paróquia de Três vendas, em Pelotas – RS. Nos dias 13 e 14 de outubro ministros e ministras do Sínodo Espírito Santo a Belém também estiveram reunidos no Simpósio, na sede do IESIS – Instituto Espírito Santo de Inovação Social, na cidade de Ibiraçú – ES.
No próximo ano, a FLT irá promover o 5º Simpósio Internacional de Lutero, sob o tema Reforma e Confessionalidade. Desde já Sínodos, ministros e ministras, missionários, estudantes, bem como toda a comunidade em geral estão cordialmente convidados. As datas serão divulgadas em momento oportuno. Fiquem de olho!