Um encontro inusitado entre Jó, o psicodrama, Michel Henry e a dependência química

No dia 31 de julho aconteceu na sede da Cruz Azul no Brasil, em Blumenau / SC, o 3º Encontro de Psicólogos promovido pela Cruz Azul e pelo Corpo de Psicólogos e Psiquiatras Cristãos [CPPC], sob o tema: O sofrimento Psíquico na dependência química. O Prof. Dr. Roger Marcel Wanke foi um dos palestrantes do evento, que abordou o tema: “O sofrimento psíquico em Jó”. Roger apresentou o tema a partir do pressuposto interdisciplinar entre teologia e psicologia, iniciando com um panorama literário do livro de Jó. Em seguida, Roger aborda os principais contornos da antropologia bíblica, com aplicação ao livro de Jó, bem como uma análise do livro de Jó sob a perspectiva do sofrimento psíquico. Por fim, Roger apresenta algumas considerações da temática para o contexto da dependência e da codependência química.
Dando continuidade ao programa, o psicólogo Dr. Claudemir Casarin dos Santos abordou o tema: Uma visão psicodramática do sofrimento psíquico”. A partir dos princípios do psicodrama, Casarin analisou de forma bem prática e concreta o sofrimento psíquico e o aplicou ao contexto da dependência química.
À noite, a Faculdade Luterana de Teologia – FLT aproveitou o momento e o evento para apresentar o seu curso de pós-graduação lato sensu (especialização) em Dependência Química, que nesta edição possui 4 ênfases distintas: Dependência Química e Prevenção; Dependência Química e Comunidade Terapêutica; Dependência Química e Saúde Mental e Dependência Química e Grupos de Apoio. Nesta mesma ocasião, os participantes puderam ouvir a palestra trazida pelo Prof. Me. Rolf Roberto Krüger sobre o tema: Prevenção e terapêutica na perspectiva da Vida em seu auto cuidado”. A partir da fenomenologia da vida do filósofo francês Michel Henry, Rolf abordou as implicações do auto cuidado na perspectiva da vida para o trabalho de prevenção e terapêutica, no contexto da dependência química.
O curso de Pós-Graduação lato sensu em Dependência Química com suas 4 ênfases ainda tem vagas abertas! Seja você mais um a fazer parte desta turma! Entre em contato conosco! Informações: cursos@flt.edu.br

Faculdade Luterana de Teologia - FLT
Rua Wally Malschitzki, 164 - Mato Preto
São Bento do Sul - SC - CEP 89285-295