Joinville sedia o 1º CONIT - Congresso Interinstitucional de Teologia

Nos dias 12 a 14 de maio aconteceu na cidade de Joinville um evento histórico, o 1º CONIT - Congresso Interinstitucional de Teologia, organizado pela Faculdade Católica de Santa Catarina, pela Faculdade Refidim e pela Faculdade Luterana de Teologia - FLT.

Com o intuito de promover o diálogo acadêmico entre os cursos de teologia reconhecidos pelo MEC da tradição Católica, Pentecostal [Assembleia de Deus] e Luterana das três instituição localizadas no norte catarinense, o 1º CONIT promoveu um valioso debate teológico sobre o tema: As linguagens plurais da Teologia.

No dia 12 de maio, o Prof. Me. André Phillipe Pereira apresentou o tema sob a perspectiva católica, dando destaque para uma visão panorâmica do desenvolvimento da teologia ao longo de sua história, bem como da história da Igreja, culminando com o Concílio Vaticano II e com a influência da Teologia da Libertação.

Na quarta-feira, dia 13 de maio, o Prof. Dr. Euler renato Westphal, professor na FLT e UNIVILLE, abordou a perspectiva luterana do fazer teológico, partindo do pressuposto hermenêutico e epistemológico e apontando para a dimensão da teologia da cruz, que salienta a loucura e o escândalo da cruz de Jesus Cristo.

Na quinta-feira, dia 14 de maio, foi a vez do Prof. Me. Claiton Ivan Pommerining da faculdade Refidim, apresentar a perspectiva pentecostal do fazer teológico. Claiton apresenta um panorama histórico e salienta o método teológico gramático-espiritual, que parte da experiência do Espírito Santo. As três palestras principais procuraram apresentar, compreender e distinguir as singularidades e contribuições próprias de cada uma das tradições cristãs envolvidas.

O 1º CONIT possibilitou também um espaço privilegiado para a divulgação de pesquisas acadêmicas de docentes e discentes, procurando acima de tudo fomentar a pesquisa teológica em sua relação confessional, ecumênica, social e interdisciplinar. Neste sentido, as tarde de quarta e quinta-feira foram recheadas de 21 comunicações de docentes e discentes, que proporcionara um rico debate teológico.
As palestras do evento aconteceram sempre na Mitra Diocesana de Joinville. Já as comunicações tiveram seu espaço nas dependências da Faculdade Católica de Santa Catarina.

Fique atento! O a segunda edição do CONIT vem aí!

Faculdade Luterana de Teologia - FLT
Rua Wally Malschitzki, 164 - Mato Preto
São Bento do Sul - SC - CEP 89285-295