Erudição e espiritualidade - Cerimônia de encerramento de Pós-graduação em Florianópolis

No dia 25 de abril, na sede da Igreja Presbiteriana de Florianópolis, aconteceu a cerimônia de encerramento das aulas do Curso de Pós-graduação lato sensu em Teologia, Bíblia e Missão, turma Florianópolis. Após mais de dois anos de caminhada, os estudantes, provenientes de várias denominações da região, comemoraram a conclusão desta etapa de formação. Estiveram presentes por parte da FLT o Diretor Geral e Coordenador do Curso, Prof. Dr. Claus Schwambach, e o prof. Me. Klaus Stange. Em sua fala, o prof. Claus tomou por referência a visita de Jesus a Maria e Marta. Ele destacou a importância do silêncio e da comunhão, do estudo e dos atos de amor, da contemplação e da a​ção, da teoria e da práxis. Apontou para os perigos do ativismo religioso e mostrou que, para que as ações dos cristãos e das igrejas tenham profundidade e efeitos duradouros, é preciso que brotem do ouvir das palavras de Jesus e do sentar-se aos seus pés como discípulos. A igreja que não está no discipulado poderá ter muitas ações sociais, mas corre risco de que sejam vazias. O prof. Claus enfatizou também que a história de Maria e Marta ensina que ter o foco no trabalho (como Marta) ainda não quer dizer que a pessoa tem o foco em Jesus (como Maria). Para que o trabalho Reino de Deus seja frutífero, é preciso primeiro estar focado no próprio Cristo e no seu ensino. E esse é o lugar da teologia, de uma teologia que não remete ao ativismo, mas para uma prática cristocêntrica, que foca em Jesus, e ao mesmo tempo conduz pessoas a Jesus. Em seu discurso, como estudante, Paulo César Heidt enfatizou que uma das marcas que os docentes deixaram foi que conseguiram combinar erudição e conhecimento teológico com espiritualidade e piedade. Apresentaram aos estudantes uma teologia pastoral, que ajuda na prática da vida na comunidade. Assim, mas um projeto de formação teológica chega ao seu alvo.
A FLT pretende, já a partir de Julho de 2015, formar sua terceira turma desse curso de Pós-graduação na grande Florianópolis.