Hermenêutica Bíblica em foco - Visita histórica do Prof. Dr. Gerhard Maier

22 de agosto de 2019 foi um dia memorável na história da FLT, que recebeu a visita do Prof. Dr. Gerhard Maier, Bispo emérito da Igreja Evangélica de Baden-Württemberg e Reitor emérito do Albrecht-Bengel-Haus em Tübingen, República Federal da Alemanha.
Maier é um dos grandes representantes do Pietismo Luterano contemporâneo na Alemanha, e tornou-se conhecido pelo seu famoso livro "Das Ende der Historisch-Kritischen Methode" (O fim do método histórico-crítico), que gerou muitos debates e polêmicas no meio acadêmico alemão nos anos 80 e 90 do século passado. Dentro muitas outras obras e principalmente comentários bíblicos, Maier também é autor do livro "Biblische Hermeneutik", em que apresenta sua proposta alternativa da hermenêutica de textos bíblicos. Trata-se, assim, de um importante personagem do cenário teológico alemão e internacional da história recente.

Gerhard Maier foi convidado pela FLT para palestrar sobre o tema Hermenêutica Bíblica. História, enfoques centrais, relevância permanente. Mesclando um tom de testemunho pessoal e palestra acadêmica, o Bispo emérito de 82 anos de idade auxiliou os participantes a entenderem o cerne da problemática em torno da hermenêutica bíblica e o quanto essa questão central é fundamental para o lidar com a bíblia. Ele narrou as principais questões debatidas no passado e apresentou a relevância de uma atitude e postura de respeito e de obediência da fé perante o texto bíblico como fundamentais para os nossos dias. Em suas palavras finais, em tom solene, causando impacto e emoção nos participantes, deixou duas palavras de incentivo à comunidade acadêmica: "ganhem pessoas para Jesus" e "permaneçam firmes na fé e no testemunho de Jesus Cristo".
Maier esteve acompanhado de sua esposa Gudrun e da família de um de seus filhos, bem como pelo Missionário da Missão Evangélica Unida (na Alemanha: DIPM - Deutsche Indianer Pionier Mission), Martin Höfer.

À tarde o prof. Maier reuniu-se com o corpo docente, inteirando-se dos desafios que a FLT encontra no cenário social e eclesiástico brasileiro.
O dia foi "memorável" e permanecerá registrado com gratidão na memória da comunidade acadêmica da FLT.

Notícia elaborada por: Prof. Dr. Claus Schwambach