O Vínculo de pessoas a comunidades luteranas é tema da Aula Inaugural na FLT

No contexto das constantes reflexões, discussões e ações de docentes e estudantes da FLT sobre a missão e a revitalização da igreja, a comunidade acadêmica da FLT teve a sua Aula Inaugural, dando início ao segundo semestre letivo de 2019, nesta quarta-feira, dia 07 de agosto, que tratou do tema: “Vínculo e manutenção de vínculo a comunidades luteranas: Procedimentos metodológicos de uma pesquisa de campo e dados preliminares”.

O preletor, Pastor Mestre Claudir Burmann, Pastor Sinodal do Sínodo Norte Catarinense, compartilhou os procedimentos metodológicos e os resultados de sua pesquisa de campo, realizada na Paróquia de Massaranduba / SC, no contexto de seu projeto de doutorado em Teologia, realizado na PUC-PR. Sua pesquisa surgiu a partir de três motivações: os seus quase 28 anos de experiência de ministério em diferentes paróquias da IECLB, do Rio Grande do Sul até a região Amazônica e seus contextos específicos e distintos; a falta de pesquisas de campo sobre essa temática no contexto da igreja, bem como os dados estatísticos da IECLB dos anos de 2012-2016, que registraram um decréscimo no número de membros.

A pesquisa foi realizada nas oito comunidades da Paróquia de Massaranduba e teve como público alvo os membros entre 18 e 30 anos. O zelo pela tradição de fé, o sentir-se bem na comunidade e o batismo, destacando a importância não apenas do seu rito, mas também da vivência do batismo no processo de educação cristã contínua, foram alguns dos aspectos mais destacados pelo público alvo da pesquisa de campo. Vários impulsos teológicos, eclesiológicos e sociológicos foram apresentados pelo P. Claudir, que instigou estudantes e docentes da FLT a perceber, que há vários fatores e variantes que determinam o vínculo e a manutenção de vínculo de pessoas às comunidades luteranas. Claudir também desafiou e animou estudantes e docentes a realizarem novas pesquisas de campo nesta direção, de entender o fenômeno religioso no contexto pós-moderno, bem como os desafios decorrentes disso para a vida e missão da igreja.

A Aula Inaugural contou com a participação do Missionário Carlos Alberto Kunz, Diretor Executivo da MEUC, que trouxe uma palavra de saudação à comunidade acadêmica da FLT.

A direção da FLT deseja ao seu corpo docente e discente um abençoado semestre de aulas.