Docentes da FLT presentes nas Comunidades

Além dos diversos cursos de extensão e pós-graduação, oferecidos pela FLT, seus docentes estão também muitas vezes visitando comunidades da IECLB e da MEUC, assessorando com pregações em cultos e palestras de formação de liderança. A região de Joinville foi a que mais recebeu docentes da FLT nos últimos dois meses. Em fevereiro, o Prof. Paulo Butzke esteve com lideranças da Paróquia Cristo Redentor, a convite do P. Oswald Doege, ministrando um retiro com o tema do ano da IECLB, “Igreja da Palavra”, refletindo de como esta palavra desenvolve sua dinâmica no poder do Espírito Santo, gerando fé, comunhão, dons, igreja. No dia 28 de fevereiro, o Prof. Roger Wanke esteve na MEUC, ministrando uma palestra bíblica sobre o tema “Anarquia em nome de Deus – Uma Introdução ao livro de Juízes”, destacando a atualidade de sua mensagem para dentro de um contexto sincrético, idólatra, com pouco conhecimento de Deus. O encontro também serviu de auxílio para o preparo de vários líderes, que coordenam grupos de estudo bíblicos, os quais neste ano estão estudando o livro de Juízes. No dia 22 de março, o Prof. Werner Wiese esteve reunido com todas as comunidades que fazem parte do Distrito da MEUC de Joinville em Rio da Prata, para mais uma edição do Dia de Comunhão, onde palestrou sobre o tema “Comunidade Cristã: do sonho à realidade”. Em março, líderes da Paróquia Bom Jesus, a convite da Pa. Ligia Dellandrea, estiveram reunidos com o Prof. Paulo Butzke para tratarem do tema “Rumo a uma comunidade viva e missionária – o papel das lideranças”. No dia 28 de março, o Prof. Claus Schwambach esteve no distrito da MEUC, ministrando sobre o tema Doença e cura na Bíblia e atualidade. Ainda no dia 28 de março, a Profa. Marilze Rodrigues esteve em Garuva, ministrando seminário para orientadores do culto infantil de toda a região da União Paroquial Dona Francisca, que envolve as paróquias de Luz do Mundo, Pirabeiraba, Rio da Prata, Rio Bonito e Martinho Lutero, refletindo sobre a caminhada no Culto Infantil e a importância de sempre buscar melhor preparo ao falar de Jesus para as crianças.  No dia 29 de março, o Prof. Roger Wanke pregou no culto da MEUC sobre o tema “Tempo é dinheiro?”.
Além da região de Joinville, vários docentes da FLT estiveram nas seguintes comunidades: Em fevereiro, o Prof. Rolf Krüger palestrou sobre o tema “codependência” no grupo de apoio RENOVAR, em Rio Negrinho. Em março, o Prof. Rolf Krüger esteve no Encontro de Lideranças, na MEUC de Pomerode, ministrando o tema “Responsabilidade e envolvimento compromissado”. Em São Bento do Sul, o Prof. Roger Wanke pregou no dia 01 de março na comunidade de Fragosos. No dia 08 de março palestrou sobre o tema “Jesus edifica a sua Igreja”, a partir de Atos 16, no seminário de lideranças da MEUC e pregou na mesma comunidade, no culto à noite, sobre Neemias 1. Nos dias 20 e 21 de março, o Prof. Roger esteve na MEUC de Ijuí – RS, onde ministrou o seminário sobre o tema Por que sofrer? Uma introdução ao livro de Jó. Por fim, no dia 28 de março, o Prof. Roger esteve na Paróquia de Guaramirim, ministrando o seminário sobre o tema “Jesus sustenta a sua Igreja”, com líderes e presbitérios das diversas comunidades e da paróquia.
Toda essa inserção de docentes da FLT nas diversas comunidades da IECLB e da MEUC tem sido muito importante. Com isso, a FLT cumpre a sua missão de ser uma instituição de ensino teológico que, por um lado, pode contribuir com uma formação bíblico-teológica sólida e contextualizada às diversas comunidades. É gratificante ver a alegria de membros, lideranças, obreiros, ministros e ministras, que acolhem os docentes em suas comunidades e estão sedentos e gratos pelos temas que são tratados. Por outro lado, a FLT cumpre também sua missão, ao estar inserida nas comunidades, no sentido de ouvir as demandas que as comunidades e suas lideranças, ministros e ministras trazem à tona. É a partilha de experiências das comunidades, que tem trazido aos docentes da FLT a tarefa de casa, de refletir teologicamente e, desta forma, aprimorar ainda mais a formação de seus estudantes, os quais um dia estarão nas comunidades atuando no ministério. Também a FLT é imensamente grata por essa partilha vinda das comunidades. Assim, comunidades e a FLT, juntas, refletem teologicamente sobre o Evangelho de Jesus Cristo, à luz das diversas demandas e desafios, e o contextualizam, a fim de que a Igreja de Jesus Cristo seja relevante não apenas em seu meio, mas também na sociedade em geral.
Quem sabe a sua comunidade é a próxima a receber docentes da FLT para alguma assessoria, ou pregação nos próximos meses! Será uma alegria estar em sua comunidade! Entre em contato conosco! Faculdade Luterana de Teologia – Teologia a serviço da vida! Teologia a serviço de sua comunidade!