Núcleo de Prática Litúrgica na Faculdade Luterana de Teologia

Na Faculdade Luterana de Teologia (FLT) entendemos que uma das mais importantes funções do estudo de teologia é preparar o/a estudante para o futuro exercício do ministério pastoral. Entre as atribuições centrais do ministério está a direção e a celebração dos cultos comunitários. Assim, culto e liturgia ocupam lugar de destaque no currículo de nossa faculdade. Ao lado do conhecimento da história, da teologia e da estrutura do culto e da liturgia cristã, é salutar que futuros/as ministros/as tenha a oportunidade de elaborar textos litúrgicos e ensaiar a moldagem da liturgia e suas partes, bem como a utilização dos cânticos litúrgicos de forma apropriada.

Mas, além dos conhecimentos teóricos e teológicos, é importante ensaiar a performance e o desempenho litúrgico. Na FLT isto acontece no Núcleo de Prática Litúrgica (NPL). O NPL é um espaço protegido no qual os/as estudantes podem ensaiar os elementos litúrgicos dos diferentes passos do culto e receber um feedback construtivo, adquirindo segurança e desenvoltura na celebração.

A metodologia utilizada é inspirada na metodologia da “Presença Litúrgica” (“Liturgische Präsenz”), desenvolvido na Alemanha pelo diretor de teatro Thomas Kabel e apresentada na IECLB/Sínodo Vale do Itajaí há alguns anos pelo Diretor do Instituto de Liturgia da Igreja Luterana da Baviera, P. Dr. Konrad Müller.

Na FLT o NPL acontece em dois módulos em semestres subsequentes. No primeiro módulo, ocorre o ensaio e a prática dos elementos dos passos litúrgicos da Livro de Culto oficial da IECLB (liturgia de entrada, liturgia da Palavra, Liturgia da Santa Ceia, Liturgia de saída). No segundo módulo, os/as estudantes conhecem e ensaiam a liturgia tradicional da IECLB (também conhecida como prussiana), além de pesquisar e ensaiar novas formas de culto, como o Culto de Tomé, culto de bênção e unção, celebração de Taizé, etc. Em estudo estão módulos adicionais sobre os ofícios. O Núcleo é dirigido pelos Professores Dr. Paulo Afonso Butzke e Dr. Roger Marcel Wanke.

Pastoras e pastores convidadas/os contribuem com suas experiências em novos formatos de culto. No Culto de Tomé, a pastora convidada foi Marli Seibert Hellwig de Jaraguá.

Via Portal Luteranos

Faculdade Luterana de Teologia - FLT
Rua Wally Malschitzki, 164 - Mato Preto
São Bento do Sul - SC - CEP 89285-295