Formação teológica a serviço das metas missionárias da igreja – Presidência da IECLB dialoga com Direção e comunidade acadêmica da FLT

No último dia 1º de abril o Campus da FLT – Faculdade Luterana de Teologia – em São Bento do Sul/SC foi palco de uma visita importante e estratégica. A Presidência da IECLB, nas pessoas da Pa. Presidente Sílvia Beatrice Genz e do P. 1º Vice-Presidente, Odair Braun, visitaram a FLT no intuito de conhecer a instituição em sua estrutura física e em suas propostas para a formação de pessoas na IECLB. Num clima descontraído e fraterno, a Pa. Sílvia e o P. Odair puderam conhecer todas as instalações da estrutura física existentes no Campus da FLT, incluindo o prédio central, os alojamentos, refeitório e pavilhão de eventos. Em seguida, a visita foi marcada por três encontros estratégicos, muito especiais e marcantes.

O primeiro encontro ocorreu entre a Presidência e a Direção da FLT, representada pelo Diretor Geral, Prof. Dr. Claus Schwambach, pelo Vice-Diretor, Prof. Dr. Rolf Roberto Krüger, pelo Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão, Prof. Dr. Roger Wanke, pelo professor de Teologia Prática, Prof. Dr. Paulo A. Butzke, e pelo Presidente da Mantenedora da FLT (União Cristã – Associação Social e Educacional), Sr. Andreas Strobel. A FLT possui 11 docentes do quadro permanente (2 pós-doutores, 7 doutores, 2 mestres), 10 professores convidados na graduação e 45 docentes convidados atuando em extensões e pós-graduações. Nos diálogos, o prof. Claus lembrou que a FLT está a 27 anos formando Ministros/as para a IECLB, possuindo uma formação em tempo integral e um dos currículos mais completos do Brasil. Há hoje 103 egressos da FLT atuando no Ministério Pastoral, organizações ou setores da IECLB, dentro dos referenciais de uma sólida teologia bíblica, claro embasamento confessional, com enfoque missional. Ao lado da formação de Ministros, a FLT enquanto Centro de Formação conveniado com a IECLB tem hoje um claro foco de atuação voltado à realização das Metas Missionárias da IECLB 2019 a 2024, priorizando a presença nas comunidades e a formação de pessoas no contexto do sacerdócio geral dos crentes. Por isso, a Direção da FLT apresentou à Presidência o leque de ofertas que está à serviço dessas metas missionárias da igreja: além de inúmeras atividades de extensão e de 11 cursos de pós-graduação lato sensu oferecidos em comunidades e instituições por todo Brasil, a FLT já possui e continuará a manter ampla oferta de materiais de alta qualidade para a formação cristã continuada nas comunidades: a) O Curso da Fé TRILHA8, que mais de 7000 membros da IECLB já fizeram; b) O curso da Fé Cenários da Vida; c) O programa de discipulado EMMAUS e em 2020 EMMAUS YOUTH; d) A FLT como um dos polos para formação do Bibliolog; e) T8+ Revista para Pequenos Grupos; f) Revista de Estudos LELUT; g) Revista OrientAção (tiragem 5000, enviada a todas comunidades da IECLB gratuitamente). Ao final, tanto a Presidência da IECLB quanto a Direção da FLT puderam externar expectativas para a continuidade da caminhada conjunta, nos termos do convênio.

O segundo encontro do dia ocorreu entre a Presidência da IECLB e os estudantes de teologia (hoje 75 no total). Esse diálogo foi marcado por diversas manifestações dos estudantes e do DAAC – Diretório Acadêmico Arthur Clebsch. Os estudantes agradeceram à IECLB por todo apoio que tem recebido, seja financeiro, seja através do Programa de Acompanhamento de Estudantes de Teologia. Como sinal de gratidão, presentearam um quadro à Pa. Sílvia e ao P. Odair. Manifestaram ainda diversas questões que os preocupam e inquietam, em especial a questão, se haverá lugar para atuarem na IECLB no futuro. Assunto após assunto a Pa. Sílvia e o P. Odair foram respondendo as questões e pronunciando palavras de ânimo aos estudantes. Impactantes e muito marcantes foram as palavras da Pa. Sílvia, incentivando os estudantes a se dedicarem e aproveitarem ao máximo seus estudos durante a fase da graduação, sem se preocuparem demais já agora com sua colocação futura. Ela motivou-os a olharem com muita esperança para o futuro, confiando que Deus abrirá portas, como já o fez até aqui. Seu pronunciamento arrancou aplausos e causou muita alegria entre os estudantes.

Ao final do dia, a Presidência dialogou com o corpo docente da FLT, tendo a oportunidade de conhecer cada docente, sua formação e suas ênfases. A Pa. Sílvia e o P. Odair enfatizaram a importância de a formação teológica conectar com os desafios da IECLB. O balanço desse dia, considerado histórico pelo Diretor da FLT, foi muito positivo. A comunidade acadêmica da FLT saiu animada e fortalecida, grata pelo fato de a Presidência marcar presença já no início da gestão junto à FLT e aos demais centros de formação conveniados.

Prof. Dr. Claus Schwambach (diretoria@flt.edu.br)

Faculdade Luterana de Teologia - FLT
Rua Wally Malschitzki, 164 - Mato Preto
São Bento do Sul - SC - CEP 89285-295