Perdão de pecados é tema do Simpósio da FLT

Nos dias 2 e 3 de outubro, a comunidade acadêmica da FLT esteve reunida em seu Simpósio, para discutir o tema mais importante da vida de fé, da razão da existência da Igreja e do ministério eclesiástico, que foi baseado na formulação, “Onde há o perdão de pecados, ali há vida e salvação”, oriunda da explicação acerca da Ceia do Senhor, no Catecismo Menor de Lutero.

O palestrante do Simpósio foi o Prof. Dr. Eberhard Hahn, pastor da Igreja Luterana de Württenberg, na Alemanha. Nos anos de 1988-1991, ele e sua família estiveram no Brasil, por ocasião da fundação do CETEOL – Centro de Ensino Teológico, hoje a conhecida FLT, atuando como docente na área da Teologia Sistemática. Eberhard e sua esposa Irene vieram nesta semana ao Brasil, por ocasião do jubileu de 30 anos do curso de bacharelado em Teologia da FLT, celebrado no último domingo. Neste contexto, a FLT lhe convidou para compartilhar essa temática, que faz parte de um dos seus focos de pesquisa e publicações. Eberhard foi Professor visitante da área da Teologia Sistemática durante muitos anos na faculdade de Teologia da Universidade de Erlangen e atuou nos últimos 12 anos como Reitor e orientador teológico na casa Matriz de Diaconisas da cidade de Gunzenhausen, na Baviera.

Eberhard trabalhou o tema em quatro palestras: 1) O que é pecado? – Um Panorama Bíblico: destacando a concepção de pecado, culpa e perdão de pecados a partir de vários textos bíblicos. 2) O que é pecado? – Um Panorama Histórico-Sistemático: dando ênfase na abordagem confessional a partir de Lutero e da Confissão de Augsburgo, tirando as implicações para a atualidade, no sentido de ajudar na reflexão de como se deve falar sobre pecado e perdão de pecado no contexto pós-moderno, bem como abordou algumas das formas seculares de se lidar com a culpa. 3) A Mensagem do Perdão e a razão da Igreja Cristã: destacando a Oração de confissão de pecados no contexto do culto, o Credo, a Pregação do Evangelho, os sacramentos do Batismo e da Ceia do Senhor, a Confissão de pecados, bem como a oração do Pai Nosso como lugares por excelência onde o perdão de Deus é anunciado. Essa é a Mensagem da Igreja Cristã, a razão de sua existência, bem como o tema central da Teologia. 4) Viver do e no Perdão no dia a dia: Por fim, Eberhard abordou a implicação prática do perdão dos pecados no contexto da vida pessoal, comunitária e na sociedade.

Faculdade Luterana de Teologia - FLT
Rua Wally Malschitzki, 164 - Mato Preto
São Bento do Sul - SC - CEP 89285-295