Aula Inaugural e Seminário

Nesta segunda-feira, dia 02 de março, aconteceu a Aula Inaugural de abertura do primeiro semestre letivo na Faculdade Luterana de Teologia (FLT), em São Bento do Sul. A comunidade acadêmica, discentes, docentes, bem como vários visitantes se ocuparam com o tema Teologia e Ciência da Religião: semelhanças, diferenças e desafios comuns na atualidade, proferido pelo Prof. Dr. Dr. Bertram Schmitz, teólogo e cientista da religião da Universidade Friedrich-Schiller de Jena, na Alemanha. O tema foi abordado a partir de cinco subtemas, através dos quais os conceitos e as matrizes curriculares da Teologia foram comparados com os de Ciências da Religião. Além disso, o lugar da Teologia e de Ciências da religião no contexto da Universidade foi debatido. Por fim, o palestrante ainda abordou os desafios e os temas inerentes a cada uma dessas áreas para a atualidade. Para Schmitz, a cooperação mútua entre as duas disciplinas pode trazer enriquecimento tanto ao teólogo, como ao cientista da religião. Ambas partem de pressupostos distintos e, por isso, não devem ser confundidas. Schmitz e sua esposa, Karin, estão no Brasil desde o dia 28 de fevereiro e permanecem até o dia 14 de março. Além da aula inaugural, ele fará palestras nesta semana com os estudantes sobre o relacionamento entre o Islamismo, o Judaísmo e o Cristianismo. Na segunda semana de março, será a vez dos docentes da faculdade terem sua semana de atualização teológica, na qual tratarão o tema do conceito de religião nas diversas religiões mundiais.
A FLT tem uma parceria com a Faculdade de Teologia da Universidade de Jena desde 2010. A cada dois anos, a FLT recebe docentes da Alemanha, que lecionam e palestram, contribuindo tanto para a formação dos estudantes, bem como de seus docentes.

Prof. Dr. Roger Marcel Wanke