FLT celebra Culto de Tomé

No último dia 21 de junho, a comunidade acadêmica da FLT celebrou pela primeira vez o Culto de Tomé. Assim como Tomé, experimentamos dúvidas, incertezas e perguntas em nossa vida de fé. Enquanto outros discípulos estavam felizes, testemunhando a ressurreição de Jesus,
Tomé teve dificuldades de crer. Em tempos pós-modernos, somos como Tomé, pois queremos experimentar para poder crer. Neste sentido, o culto de Tomé foi um momento muito especial e surpreendente de experimentar a presença de Deus.
A celebração foi organizada por estudantes, que participam do Núcleo de Prática Litúrgica da FLT. A pregação do culto ficou ao encargo da estudante Sara Pabst Martins, que abordou a história de Tomé, um dos discípulos de Jesus, a partir do texto de João 20.24-29. Sete estações
fizeram parte da fase aberta do culto, proporcionando um momento especial de espiritualidade. Neles, os participantes tiveram a oportunidade de orar pelo mundo, interceder por pessoas que sofrem, confessar diante de Deus seus pecados e receberem a absolvição, a
oportunidade de receberem uma palavra de bênção, bem como a unção. Não por último, também tiveram a oportunidade de louvar a Deus com cânticos de Taizé. A direção do culto, bem como a celebração da Ceia do Senhor foram ministradas pela pastora Marli Seibert Hellwig, da Paróquia da Barra do Rio Cerro, em Jaraguá do Sul, que assessorou a equipe do Núcleo de prática Litúrgica na concepção e na realização deste culto. O culto contou também com a presença do casal Timóteo e Greici Petry, responsáveis pelo trabalho da capelania na FLT, bem como das professoras de música Francieli Ziel e Letícia Arnold.
A direção da FLT agradece ao Núcleo de Prática Litúrgica pela iniciativa e pela realização deste culto de Tomé, que marcou de forma significativa o final do semestre letivo da FLT. De forma especial, a FLT agradece também a pastora Marli pela disposição em ensinar como ministrar um culto de Tomé, bem como pela participação na condução litúrgica do culto.
Logo após o culto, os participantes puderam participar de um delicioso café colonial, promovido pelo DAAC (Diretório Acadêmico Arthur Clebsch) e desfrutar de agradável momento de confraternização e comunhão.
O Núcleo de Prática Litúrgica da FLT está com inscrições abertas. Estudantes a partir do quarto semestre são convidados a participarem. O Núcleo se reúne semanalmente, nas quartas-feiras, das 17:30 às 19:00. Venha participar conosco!

Prof. Dr. Paulo A. Butzke
Prof. Dr. Roger M. Wanke