Cenários da Vida – um novo curso da fé

Uma das linhas de atuação da FLT é a oferta de Cursos da Fé. Através destas ferramentas evangelísticas deseja contribuir para a revitalização missional da igreja. Ao lado do consagrado TRILHA8, o projeto “Cenários da Vida” ganha contornos cada vez mais definidos.

Característica principal deste projeto é a conexão íntima que ocorre entre o texto bíblico e a biografia dos participantes. Por isso, tem forte impacto poimênico. Além disso, proporciona a experiência de que o texto bíblico se revela de forma nova e relevante em nossas vidas.
Entrementes, o projeto “Cenários” conta com 2 novos cursos disponíveis em língua portuguesa. Trata-se do curso “Um lugar ao sol – histórias de vida do Novo Testamento” e do curso “Fontes das quais jorra vida – imagens textuais do Novo Testamento”. Em breve também estará disponível o curso “Amadurecer através de crises – a caminho com Elias”.

A FLT teve o privilégio de contar com a assessoria da diretora geral deste trabalho na Alemanha (“Stufen des Lebens”), Traudel Krause (acampanhada por Roland Krause e Marlene Klassen), que introduziu interessados/as nos novos cursos “Elias” e “Fontes”, respectivamente em São Bento do Sul, em 23-24 de fevereiro, e em Rodeio 12, em 9-10 de março em parceria com o Sínodo Vale do Itajaí, ambos realizados em língua alemã. Igualmente ocorreram cursos de facilitadores/as para o curso “Um lugar ao sol” nos Sínodos Rio dos Sinos e Nordeste Gaúcho (27-28 de fevereiro) em São Leopoldo e no Sínodo Paranapanema (6-7 de março) em Curitiba. A Paróquia Martin Luther em Porto Alegre também teve a oportunidade de realizar um curso do projeto em 3-4 de março.
As avaliações dos/as 100 participantes demonstram o riqueza desta nova ferramenta de edificação de comunidade. Citamos três exemplos:

“O curso usa do lúdico, do cotidiano para adentrar a temas relevantes da vida. Usa textos conhecidos de todas as pessoas com uma roupagem e diversidade que captam nossa atenção. É dinâmico e participativo. Os temas nos levam a um encontro conosco mesmos para a partir daí nos levar em direção aos outros. Ele tem uma forma sutil de gerar em nós um “compromisso” com a fé, pois não impõe atitudes, tudo está dentro da “liberdade” de cada pessoa, tanto na participação como no compromisso que advém da explanação de conteúdos da fé.” (Ministro do Sínodo Paranapanema)

“Cenários proporcionou uma releitura de mim mesmo. Surgiu uma cumplicidade com o texto e com os/as demais participantes” (Ministra do Sínodo Nordeste Gaúcho)

“Possibilita uma análise extremamente profunda dos textos bíblicos, ressalta a dimensão emocional sem ser psicologizante” (Ministro do Sínodo Rio dos Sinos)

“Nos dois dias de curso tivemos o privilégio de deixar que a bíblia fizesse a leitura de nossas vidas. Um exercício simples e em profundidade que, no corre corre de nossas tarefas de ministério, deixamos de fazer. Trata-se de beber na fonte, na fonte da vida, de ver nas águas limpas do evangelho. E de ver, também nessas águas, quem Deus é para nós. Simples e profundo como o Evangelho é.” (Ministro do Sínodo Paranapanema)