Inclusão e solidariedade – Um compromisso da FLT

Outubro de 2017. Chegava na FLT o então candidato a estudante de teologia, Leonardo Graeff, juntamente com sua esposa Fran. Por ser ele cadeirante, optaram por vir à São Bento do Sul mais cedo, em busca de moradia e com o propósito de Leonardo passar por um período de adaptação aos novos espaços.

Como o local é cercado de subidas e descidas, a locomoção, seja à pé, com o auxílio de muletas, ou com a cadeira de rodas que possuía, mostrou-se cedo como uma dificuldade.

Após ser aprovado no processo seletivo, a Direção da FLT percebeu a dificuldade e a luta, e mobilizou-se. Foi feita uma pequena campanha solidária, e com os recursos obtidos – principalmente advindos da Alemanha – a FLT adquiriu uma cadeira de rodas motorizada. No dia 21 de fevereiro, na pausa entre as aulas, a cadeira foi oficialmente cedida para uso de Leonardo, para o período em que estiver matriculado, na presença de toda comunidade acadêmica.

Segundo o Diretor, Prof. Dr. Claus Schwambach, a FLT “tem tido o desafio e o privilégio de exercitar a inclusão de pessoas com deficiência de forma bem concreta e prática, nos últimos anos. Deus tem colocado em nossos caminhos duas pessoas cegas, Douglas Martins e Larissa Gebien. E nesse ano também Leonardo Graeff, com a sua necessidade específica, é colocado em nosso meio. A inclusão desses irmãos e irmãs com seus desafios, lutas e necessidades, bem como a viabilização do estudo da teologia e das condições de infraestrutura que possibilite o seu acolhimento, é não só uma política inalienável da FLT como instituição, mas também um privilégio. Toda a comunidade acadêmica, na medida em que participa de forma bem concreta e prática dos processos de aprendizado da inclusão, é enriquecida pelo convívio e pela prática da solidariedade mútua”.

Após breves palavras do prof. Claus e de Leonardo, coube a Leonardo dar sua primeira volta, sob o aplauso da comunidade acadêmica. O prof. Claus, por fim, registra o seu agradecimento aos doadores, que viabilizaram a compra da cadeira de rodas motorizada por parte da instituição.

Faculdade Luterana de Teologia - FLT
Rua Wally Malschitzki, 164 - Mato Preto
São Bento do Sul - SC - CEP 89285-295