2ª Semana de Conscientização Socioambiental da Faculdade Luterana de Teologia

Nos dias 6, 7 e 8 de junho aconteceu na Faculdade Luterana de Teologia (FLT) a 2ª Semana de Conscientização Socioambiental, com o tema “Responsabilidade ecológica no horizonte da Reforma protestante”. Ela contou com palestras do físico e engenheiro ambiental alemão Johannes Gerlach, com um culto do professor doutor Claus Schwambach, com plantio de árvores, momentos de devocional e também com uma visitação à Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis, localizada no Bairro Nova Brasília, São Bento do Sul.

A abertura da semana teve a forma de um devocional realizado pelo professor e diretor Claus Schwambach, que também realizou um culto especial alusivo à semana na quarta-feira, refletindo sobre o Salmo 104, que louva a Deus mostrando sua grandeza na natureza. E no mesmo dia houve também uma visitação à Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis, que, de acordo com o estudante de teologia Lucas Gabriel Ulrich, foi interessante por poder-se observar a persistência de quem lá trabalha, mesmo que a estrutura seja pequena para a quantidade de material recebido. E em meio a toda dificuldade, contínua, os catadores admitem que esse trabalho é graça de Deus. Nos dois dias seguintes o palestrante Johannes Gerlach falou de uma maneira panorâmica sobre a atual situação ambiental no mundo. Sendo cristão, físico e engenheiro ambiental, conseguiu fazer relações entre esse cenário e a Palavra de Deus. Também apresentou o programa ambiental Galo Verde, do qual ele faz parte, que é realizado por voluntários visando despertar a responsabilidade ambiental nas igrejas. E ainda na quinta-feira houve um mutirão para o plantio de árvores no câmpus da FLT.

Essa semana trouxe à discussão um tema que muitas vezes é pouco valorizado. Muitas pessoas não param mais para refletir a situação do meio ambiente em um mundo que só visa o progresso a todo custo. E além disso, fez conexão com o posicionamento cristão em meio a tudo isso, fundamentando-se na Bíblia e pensando novos rumos, em atitudes simples, que podem fazer a diferença em meio à indiferença, quando se diz respeito à ética socioambiental. Já que a responsabilidade sobre a criação é dada por Deus aos seres humanos.

“Do alto da tua morada, rega os montes; a terra farta-se do fruto de tuas obras. Fazer crescer a relva para os animais e as plantas, para o serviço do homem, de sorte que da terra tire o seu pão, o vinho, que alegra o coração do homem, o azeite, que lhe dá brilho ao rosto, e o alimento, que lhe sustém as forças.” Salmos 104. 13-15.

Texto: Stefan Sommerfeld
Fotos: Taíse Scheidt

Faculdade Luterana de Teologia - FLT
Rua Wally Malschitzki, 164 - Mato Preto
São Bento do Sul - SC - CEP 89285-295