Trilha8 edificando vidas em São José dos Campos/SP

O sonho de realizar algo na Comunidade Luterana de São José dos Campos que fosse edificador na fé das pessoas e da própria vida da Igreja sempre esteve presente no coração das lideranças da Paróquia Luterana no Vale do Paraíba – SP. Desde 2011 uma equipe de planejamento missionário (PAMI) foi formada para pensar em iniciativas que promovessem a Missão de Deus naquele contexto de vida urbana.
Com o surgimento da proposta do Curso de Fé Trilha8, o sonho passou a se tornar realidade. Após a inclusão do Trilha8 no projeto missionário da Paróquia, como ação evangelizadora, chegou o tempo do preparo e aplicação do mesmo.
Durante 8 semanas seguintes, os mais de 25 participantes vindo de diversas cidades da região (um número a cima das expectativas para o contexto), participaram atentos a cada palestra ministrada pelo P. Marcus Ziemann e interagiram de forma empolgante em cada grupo de diálogo. A cada encontro crescia a vontade de aprender mais sobre esse Deus maravilhoso que vem até nós, de se encontrar com os irmãos e irmãs na mesma fé, e de vivenciar o Evangelho transformador de Jesus Cristo, capaz de curar feridas, libertar do pecado e dar sentido à vida.
O culto de encerramento, portanto, foi o ponto alto do curso. A convite da equipe organizadora, a pregação foi realizada pelo P. Tiago Jaske da comunidade de Guarulhos/SP, que também auxiliou o P. Marcus nas orações pessoais e no ato de memória do batismo. Um momento emocionante jamais vivenciado naquela comunidade. Ao final do culto, todos os participantes receberam como lembrança um “passaporte da fé”, que de forma lúdica simbolizava não o término do curso, mas sua continuidade no coração das pessoas, que agora poderiam se considerar livres para ir e vir à terra da fé como cidadãos e cidadãs do Reino de Deus.
Para um dos participantes, Valdir Merkle, membro experiente e pregador leigo, “o curso Trilha8 foi uma experiência de reavivamento”. Para outros, “uma experiência de fé sem precedentes”. Também relata um dos convidados para o culto de encerramento, que apenas o que ele vivenciou naquela única noite com sua esposa (a qual fez o curso), já fora o suficiente para “mudar meu jeito de lidar com os desafios da vida profissional”.
De fato, o Curso Trilha8 foi um divisor de águas não só para as pessoas que participaram, mas para toda a comunidade. Propostas de continuidade estão surgindo, e pelo jeito o sonho não acabou. Outros virão!
P. Marcus David Ziemann

Faculdade Luterana de Teologia - FLT
Rua Wally Malschitzki, 164 - Mato Preto
São Bento do Sul - SC - CEP 89285-295