FLT é co-promotora do 2º CONIT em Joinville

Nos dias 02 a 04 de maio aconteceu na cidade de Joinville a segunda edição do CONIT – Congresso Interinstitucional de Teologia, organizado e promovido pelas três Faculdades de Teologia, reconhecidas pelo MEC, da região norte do estado de Santa Catarina: Faculdade Refidim, Faculdade Católica de SC e a FLT.

Como parte das comemorações do Jubileu dos 500 anos da Reforma, as três faculdades discutiram o tema A Recepção da Reforma Protestante, a partir de suas tradições e apontando para os desafios dessa recepção na atualidade. O evento aconteceu durante as três noites na Mitra Diocesana de Joinville. Na primeira noite, o Prof. Me. André Phillipe Pereira, professor de história eclesiástica do curso de bacharelado em Teologia da Faculdade Católica de SC, abordou o tema do CONIT a partir da tradição católica, apontando para a recepção da Reforma no período da Contra-Reforma, especificamente no Concílio de Trento, conhecido como reforma católica. Na segunda, noite, o Prof. Dr. Claus Schwambach, pesquisador de Lutero e professor de Teologia Sistemática na Faculdade Luterana de Teologia, abordou o tema a partir da recepção de Lutero dentro do Protestantismo. Por fim, a última noite contou com a presença do Prof. Dr. Maxwell Fajardo, pastor e historiador em São Paulo, que trouxe o tema a partir da perspectiva do Pentecostalismo, especificamente da Igreja Assembleia de Deus.

Vários trabalhos acadêmicos de docentes e discentes dos três centros de formação teológica foram apresentados em forma de comunicação com debate posterior nas duas tardes do evento, nas dependências da Faculdade Católica de SC.

Da FLT estiveram envolvidos, além do palestrante, Prof. Dr. Claus Schwambach, os professores Dr. Vitor Hugo Schell e Dr. Roger Marcel Wanke, que fizeram parte da comissão organizadora do evento, bem como do Prof. Me. Klaus Andreas Stange, que participou do 2º CONIT junto com estudantes: Douglas André Martins, Sara Pabst, Thaysa K. Kopsch, Guilherme Berno, Ketlin Kohlbeck e Bruno B. Hintz, esses dois últimos também parte da comissão organizadora do evento.

O 2º CONIT contou com um bom público, que prestigiou o evento e pôde discutir o tema e perceber os grandes desafios, que há para as igrejas cristãs, sejam elas de origem católica ou protestante, diante do século 21.

Faculdade Luterana de Teologia - FLT
Rua Wally Malschitzki, 164 - Mato Preto
São Bento do Sul - SC - CEP 89285-295