FLT recebe visita de diretores executivos de três associações do movimento de comunhão da Alemanha

Nesta última sexta-feira, dia 28 de abril, a FLT recebeu a visita do Pastor Tilo Brach da Igreja Evangélica de Pfalz, na Alemanha, juntamente com inspetores (diretores executivos) de três Associações do Movimento de Comunhão (Gemeinschaftsverbände), ligadas ao Movimento de Gnadauer (Gnadauerverband), ao qual pertence a GBM (Gnadauer Brasilien Mission), instituição mãe da Missão Evangélica União Cristã – MEUC, no Brasil. A partir do tema “Gnadauer Gemeischaftsarbeit – von der Dachorganisation bis zur Gemeinschaft vor Ort” (O Trabalho do Movimento de Comunhão de Gnadauer – da organização guarda-chuva até a comunidade local), os inspetores fizeram uma breve apresentação de seu trabalho e das comunidades, destacando acima de tudo um breve panorama histórico, a relação com a Igreja Evangélica da Alemanha, seus desafios missionários, bem como alguns dos highlights, que estão sendo desenvolvidos nas comunidades como expressão de engajamento missional e diaconal na edificação de comunidades, no contexto da Alemanha. Em primeiro lugar, o inspetor Thomas Hohnecker fez uma breve apresentação da Gnadauer Verband (www.gnadauer.de), instituição guarda-chuva de todas as obras missionárias e do Movimento de Comunhão na Alemanha, com sede na cidade de Kassel. À Associação e Movimento de Gnadauer estão ligadas 36 associações de Comunhão (Gemeinschaftsverbände), espalhadas pela Alemanha, Áustria e Holanda, com cerca de 1.000 obreiros. Também fazem parte do Gnadauer Verband 16 Casas de Diaconisas, com cerca de 2.000 diaconisas, 12 Seminários teológicos e faculdades de teologia, com cerca de 700 estudantes, 6 instituições de trabalho com jovens, 6 agências missionárias, das quais uma delas é a própria GBM (Gnadauer Brasilien Mission – www.gbm-meuc.org) e, não por último, 10 instituições que se ocupam principalmente com o trabalho diaconal, missionário e musical. Entre eles está a Cruz Azul Internacional (Blaues Kreuz), bem como a associação de conjuntos de metais (Gnadauer Posaunenbund).

Na sequência, o inspetor Johannes Ott apresentou a TGB – Thüringer Gemeinschaftsbund (Associação de Comunhão da Thuríngia – www.t-gb.de), com sede na cidade de Esmalcalde. Fundada em 1906, na cidade de Bad Blankenburg, pelo P. Ernst Modersohn, a TGB possui atualmente 9 obreiros, que atuam em 10 distritos.

Em seguida foi a vez do inspetor Michael Stahl apresentar à comunidade acadêmica da FLT a WGV - Westfälische Gemeinschaftsverband (Associação de Comunhão da Westfália – www.lkg.westfalen.de), fundada em 1925. A WGV possui 12 distritos, onde atuam 18 obreiros.

O terceiro inspetor, Thomas Honecker, apresentou então a VG – Verband der Gemeinschaften in der Evaneglischen Kirche in Schleswig-Holstein (Associação de Comunhão na Igreja Evangélica de Schleswig-Holstein – www.vg-sh.de), fundada em 1857 e que atua em 17 distritos e possui cerca de 25 obreiros.

Por fim, o P. Tilo Brach, que veio ao Brasil como membro e em nome da diretoria GBM (Gnadauer Brasilien Mission) ainda falou das relações entre os movimentos de Comunhão e a Igreja Evangélica da Alemanha, bem como de sua própria função, como pastor da Igreja Evangélica e presidente da Evangelischer Gemeinschaftsverband Pfalz (Associação Evangélica de Comunhão de Pfalz – www.egvpfalz.de), uma das 36 Associações do Movimento de Comunhão ligadas ao Gnadauer Verband.

O encontro possibilitou uma aproximação ainda maior da FLT e de seus estudantes com o Movimento de Gnadauer e suas lideranças, bem como com sua história, sua relação com a MEUC e com a Igreja Evangélica e com seus desafios.
O P. Tilo e os demais inspetores vieram ao Brasil, além de visitarem e conhecerem várias das diversas comunidades da MEUC para também participar da Assembleia Geral Ordinária da MEUC, realizada no dia 29 de abril, em São Bento do Sul, bem como do culto festivo do jubileu de 90 anos da MEUC no Brasil, realizado no último domingo, dia 30 de abril, na cidade de Timbó – SC.