Capacitação para Cursos da Fé como inovação curricular na FLT

A partir deste primeiro semestre do ano de 2017 a FLT passou a oferecer, como incremento de sua proposta curricular, um novo elemento em seu programa de formação teológica, que é a capacitação teórica e prática para ministrar cursos da fé, estendida sistematicamente a todos os estudantes de teologia. O primeiro curso da fé do qual os estudantes de teologia estão participando é o TRILHA8, sendo que através da inclusão também destes, a FLT complementa e amplia as ofertas de capacitação já existente para ministros/as, missionários/as e lideranças de comunidades, paróquias e sínodos. Alunos/as dos CBBs (“Curso Bíblico Vida e Missão” e “Curso Bíblico Vida e Música”) e da graduação em Teologia tem a oportunidade de a) participar do curso em sua versão integral, b) receber treinamento para a aplicação do curso e c) participar de projeto de realização prática do curso (como membro do grupo de apoio e como palestrante).
O primeiro curso TRILHA8 oferecido como atividade de extensão da FLT a seus estudantes está tendo grande adesão: 78 inscritos! A participação é voluntária. Ao longo de 8 semanas os/as participantes irão trilhar as 8 estações do curso. Nos dias 19 e 20 de maio ocorre a capacitação para a aplicação prática do curso em comunidade para os/as estudantes interessados no âmbito da disciplina curricular “edificação de comunidade”.

Com esta iniciativa, a FLT inova na formação prática de seus estudantes, visando capacitar seus egressos para um exercício contextual e teologicamente qualificado do ministério, adequado às exigências de nosso mundo pós-moderno. Em nível ecumênico internacional, os Cursos da Fé são reconhecidos como instrumentos valiosos e efetivos na revitalização missionária da igreja. Após a capacitação para ministrar o TRILHA8, seguirá a capacitação sistemática para a ministração de outras duas propostas cursos da fé, nesse momento em fase final de elaboração. Desta forma a FLT deseja contribuir no crescimento qualitativo e quantitativo da IECLB, marcando o ano do jubileu da Reforma com inovações na formação teológica.
Veja as informações sobre o Trilha8: www.flt.edu.br/trilha8