FLT e a Faculdade de Teologia de Jena renovam convênio de parceria

No contexto da Aula Inaugural, no dia 07 de março, a FLT e a Faculdade de Teologia da Universidade Friedrich-Schiller de Jena, na Alemanha assinaram a renovação da parceria que há entre as duas instituições desde 2010, por meio de um ato solene, dirigido pelo Prof. Dr. Claus Schwambach, diretor geral da FLT e pelo Prof. Dr. Karl-Wilhelm Niebuhr, da Faculdade de Teologia de Jena. A parceria entre as duas instituições possibilita o intercâmbio entre docentes e discentes em quatro modalidades:

a) Intercâmbio entre estudantes: O convênio prevê a mobilidade acadêmica por meio do intercâmbio tanto na Alemanha, quanto aqui no Brasil. Em 2012, a FLT recebeu uma estudante de Jena, que cursou um semestre no curso de bacharelado em Teologia. Para o segundo semestre de 2017, um estudante da FLT já está se preparando para estudar em Jena por um período de um ano;
b) Intercâmbio entre docentes: Desde 2010 acontece um intercâmbio regular entre os docentes das duas instituições. Desde então, três docentes da faculdade de Jena já estiveram no Brasil e puderam participar de eventos como aula inaugural, seminários de aprofundamento bíblico-teológico tanto com docentes como com discentes, workshops, visitas e pregações em diversas comunidades, bem como um programa de turismo. Da FLT também três docentes já estiveram em Jena, para um período de palestras em diversos eventos promovidos pela faculdade de Teologia. Além disso, puderam se dedicar à pesquisa em suas áreas de especialização e docência, bem como tiveram a oportunidade de visitar e pregar em comunidades da cidade de Jena;
c) Programa de pesquisa: A parceria prevê a possibilidade de docentes terem um tempo de pesquisa em suas áreas de atuação docente, ou de projetos de pesquisa que estejam promovendo em nível de graduação e pós-graduação. O programa de pesquisa ainda prevê projetos de cooperação mútua entre docentes das duas instituições;
d) Programa de Pós-Graduação: A parceria também prevê a possibilidade de receber doutorandos oriundos da FLT. A faculdade de Teologia de Jena coloca à disposição seus docentes como orientadores, bem como toda a estrutura de pesquisa para que projetos de doutorado sejam realizados. Antes mesmo e no contexto do surgimento desta parceria, dois docentes da FLT, Prof. Roger Marcel Wanke e Prof. Vitor Hugo Schell, tiveram a oportunidade de serem acompanhados e orientados por professores da faculdade de Teologia de Jena em seus projetos de doutorado. A partir dessas duas situações, abriram-se as portas para outras pessoas formadas pela FLT, no futuro, terem a oportunidade de realizarem seus estudos de pós-graduação estrictu sensu.

Ligado a essas quatro ênfases da parceria com a universidade de Jena, cabe aqui mencionar o projeto dos Simpósios Internacionais de Lutero, que acontecem também no âmbito desta parceria, anualmente desde o ano de 2012, tanto na sede da FLT, como em diversos Sínodos da IECLB. Organizados pelos Prof. Dr. Claus Schwambach da FLT e Prof. Dr. Christopher Spehr da Faculdade de Jena, com apoio da VELKD (Vereinigte Evangelisch-Lutherische Kirche Deutschlands), o Simpósio de Lutero já trouxe ao Brasil cinco dos mais renomados pesquisadores de Lutero da Alemanha, além de pesquisadores brasileiros, que atuam em diversas instituições. Temas como, Reforma e Educação, Reforma e Igreja, Reforma e Bíblia, Reforma e Política, Reforma e Confessionalidade, foram tratados com profunda qualidade acadêmico-teológica, tornando acessível ao público brasileiro uma reflexão sólida, contextual e cheias de perspectivas para os desafios que a Reforma traz para o contexto brasileiro no século 21. A edição deste ano já tem data marcada na FLT, nos dias 18 e 19 de setembro e tratará do tema “Reforma da Igreja no século XXI”. O projeto dos Simpósios de Lutero continua até 2022, com o objetivo e compromisso de tornar vivos a teologia da Reforma e os impulsos que dela surgem tanto para auxiliar na promoção da pesquisa em torno de Lutero e da Reforma em contexto brasileiro, bem como auxiliar estudantes de teologia, ministros, ministras, obreiros, lideranças leigas, bem como membros das comunidades a refletirem sobre a relevância teológica, eclesial, social, política e contextual da Reforma.
O termo de renovação da parceira entre as duas instituições foi assinado pelo Prof. Dr. Walter Rosenthal, presidente da Universidade Friedrich-Schiller, e pelo decano da Faculdade de Teologia, Prof. Dr. Manuel Vogel, em nome da Universidade de Jena e pelo Prof. Dr. Claus Schwambach, diretor geral da FLT e pelo Prof. Dr. Roger Marcel Wanke, diretor de ensino, pesquisa e extensão, por parte da FLT.
A parceria com a Faculdade de Teologia de Jena tem proporcionado caminhos para o aperfeiçoamento e enriquecimento da formação acadêmico-teológica oferecida pela FLT aos seus discentes e docentes, bem como caminhos para o processo de sua internacionalização.

FLT – Teologia a serviço da vida – celebrando 500 anos da Reforma Luterana