FLT inicia as comemorações do Jubileu dos 500 anos da Reforma discutindo a Hermenêutica Luterana e a Compreensão de Lutero a cerca da Escritura

No âmbito da parceria existente, desde 2010, entre a Faculdade Luterana de Teologia – FLT e a Faculdade de Teologia da Universidade Friedrich-Schiller de Jena, na Alemanha, docentes e discentes da FLT recebem pela segunda vez no Brasil o Prof. Dr. Karl-Wilhelm Niebuhr, professor titular da área do Novo Testamento. Niebuhr estará na FLT até o dia 10 de março e nesses dias tratará de diversos temas da ciência neotestamentária com docentes e discentes.

O primeiro evento promovido pela FLT, no qual Niebuhr foi o preletor principal, foi a Atualização Teológica Docente, ocorrida no dia 01 de março e que tratou do tema “Fundamentos da Hermenêutica Luterana: A Compreensão Escriturística de Lutero no contexto da pergunta pelo cânon bíblico” [Grundlagen lutherischer Hermeneutik. Zum Schriftverständnis Martin Luthers im Zusammenhang mit der Frage nach dem biblischen Kanon]. No período matutino, Niebuhr abordou dois aspectos histórico-teológicos, que estão no pano de fundo tanto da hermenêutica bíblica em si, como da compreensão escriturística de Lutero. No primeiro bloco, Niebuhr apresentou a compreensão da Escritura no contexto da Igreja Primitiva, levando em conta a abordagem desde a compreensão de Escritura no Antigo Testamento, passando por Jesus e os apóstolos, chegando até ao contexto do Judaísmo tardio e da Patrística. No segundo bloco, por sua vez, abordou a Bíblia de Lutero, seu conteúdo, forma e interpretação, para o qual Niebuhr convidou docentes para ler e aprofundar o tema com os próprios textos de Lutero em seus Prefácios do Novo Testamento, da Carta de Tiago e da Carta de Judas. No período vespertino, Niebuhr aborda mais dois aspectos sobre o tema. No terceiro bloco do encontro, o tema “o que promove a Cristo” [Was Christum treibet], como chave hermenêutica de Lutero, é desenvolvido com maestria por Niebuhr. Os aspectos e fundamentos da hermenêutica de Lutero são apresentados a partir do desenvolvimento histórico, no qual Lutero, em seu embate com a Igreja Católica Romana, discute o assunto, principalmente asseverando, que o indivíduo e a igreja (communio sanctorum) têm a autoridade de interpretar a Escritura e não o Papa. Por fim, no quarto e último bloco do encontro, Niebuhr apresentou como Lutero pessoalmente lidava com a Escritura, em sua vida monástica, em suas preleções, como professor de teologia bíblica na Universidade de Wittenberg, em sua atividade semanal como pregador e em suas discussões e disputas teológicas, principalmente em sua controvérsia com o humanista Erasmo de Roterdã, na qual aborda o tema da clareza da Escritura. Como fio vermelho da abordagem de Niebuhr, pode se dizer, que a hermenêutica luterana e a compreensão de Lutero acerca da Escritura zelam, acima de tudo, pela unidade da Escritura. Lutero defende uma Escritura e um Evangelho.

A Atualização Teológica Docente marcou o início das celebrações e eventos promovidos pela FLT em 2017 por ocasião do Jubileu dos 500 anos da Reforma. No contexto da vinda do Prof. Niebuhr à FLT ocorrerão ainda mais eventos, que também devem marcar as comemorações do Jubileu.

Confira abaixo:

02 de março: Workshop com Biblistas sobre o tema: Tendências da Hermenêutica Paulina.

07 de março: Aula Inaugural do Primeiro Semestre Letivo na FLT sobre o tema: Justiça e Justificação em Mateus e Tiago: Um desafio para a atual hermenêutica luterana em contextos globais.

08-09 de março: Seminário de Aprofundamento Bíblico-Teológico sobre o tema: Tiago e Paulo. A discussão sobre o interior do ser humano e a origem de suas decisões éticas.

Participe! Sua presença é bem vinda!

Tanto a Aula Inaugural bem como o Seminário de Aprofundamento Bíblico-Teológico são eventos abertos ao público gratuitamente e contarão com tradução simultânea para o português.

FLT – Teologia a serviço da vida – celebrando 500 anos da Reforma Luterana