Curso da Fé TRILHA8 ganha destaque na revista Ultimato

Desde 2015 a FLT vem se ocupando com o planejamento de cursos da fé enquanto projetos de revitalização de igrejas. Com o lançamento do TRILHA8 em 2016, o primeiro dos grandes projetos "decolou" - tornou-se realidade. TRILHA8 está sendo ministrado em várias comunidades do contexto luterano. Mas está destinado a conquistar o Brasil. Quer ser ferramenta para as igrejas brasileiras. Um primeiro passo na direção de uma divulgação em nível nacional deu-se com uma divulgação na Revista Ultimato - acesse o link da matéria:

Revitalização de igrejas para os tempos pós-modernos é foco de novo curso da FLT

​A Direção da FLT é muito grata pelos passos que já foram dados, tendo sido importante o apoio de diversas entidades alemãs, bem como da IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.

Segundo um dos coordenadores do Grupo de Trabalho (GT) da FLT envolvido no projeto dos cursos da fé, o professor de teologia prática Dr. Paulo Afonso Butzke, a FLT deu diversos passos importantes no ano de 2016 e início de 2017:

Ao longo do primeiro semestre de 2016 os trabalhos de tradução, adaptação e contextualização do curso “SPUR8”, no Brasil denominado TRILHA8, foram concluídos. Todos os materiais do curso estão à disposição para uso nas comunidades, paróquias, sínodos e instituições da IECLB. São eles: a pasta com os sete cadernos dos/as participantes, os arquivos com os powerpoints relativos às sete estações do curso, textos para o planejamento e a organização dos cursos nas comunidades, textos com as concepções teológicas do curso. Em agosto de 2016 foi impressa a 1.a edição da pasta e dos cadernos dos/as participantes com uma tiragem de 1.000 exemplares.

No segundo semestre de 2016, o curso TRILHA8 foi divulgado, apresentado e multiplicado em âmbito da IECLB. Dentre as várias iniciativas destacamos a apresentação oficial dos materiais do curso na Reunião dos Pastores/as Sinodais e a Presidência da IECLB em 14 de agosto em São Leopoldo. Em 20-21.08 foi apresentado como ferramenta evangelística e missionária em um seminário sobre “igreja missional” no Sínodo Paranapanema em Curitiba.

As atividades de capacitação para a realização do curso TRILHA8 iniciaram na própria FLT com a realização de uma reunião didádico-pedagógica em 26-27 de julho. De agosto a novembro, a FLT realizou sete cursos de multiplicadores para o curso da fé TRILHA8 em diversos lugares do Brasil. Objetivo foi capacitar ministros/as e leigos/as para a tarefa da aplicação do curso nas comunidades e também para a tarefa do treinamento nos respectivos sínodos em 2017. Assim, 120 ministros/as e líderes da IECLB de 16 diferentes Sínodos e da MEUC participaram deste treinamento nas seguintes datas e locais:

- 08 a 10 de agosto de 2016: curso para obreiros/as e líderes da MEUC em São Bento do Sul/SC;

-15 a 17 de agosto de 2016: curso para ministros/as e leigos do Sínodo Rio Paraná e para obreiros/as e líderes da MEUC do norte do Paraná e Mato Grosso do Sul em Cascavel/PR;

- 26-28 de setembro de 2016: curso para ministros/as e lideranças dos Sínodos Amazônia, Mato Grosso, Brasil Central, Sudeste e ES a Belém em São Paulo;

- 17-19 de outubro de 2016: curso para ministros/as e lideranças dos Sínodos Paranapanema, Norte Catarinense, Vale do Itajaí e Centro Sul Catarinense em São Bento do Sul/SC;

- 24-25 de outubro de 2016: curso para ministros/as e lideranças dos Sínodos Nordeste Gaúcho, Rio dos Sinos, Sul Riograndense, Vale do Taquari em São Leopoldo/RS;

- 04-06 de novembro de 2016 com 25 líderes da Paróquia Rio Negro;

- 07-09 de novembro de 2016: curso para ministros/as e lideranças dos Sínodos Planalto Riograndense, Noroeste Gaúcho, Centro Campanha Sul, Uruguai in Panambi/RS.

Além dos cursos de multiplicadores, alegrou-nos também o pedido do CERENE, entidade diaconal da MEUC que trabalha com dependentes químicos, de oferecer a todos/as seus/suas colaboradoras o curso TRILHA 8. De 03 a 05 de outubro de 2016 cerca de 100 pessoas participaram do curso na íntegra, o que também servirá de preparo para oferecer o curso nas comunidades terapêuticas do CERENE em Santa Catarina e no Paraná. Através do CERENE um inesperado espaço para o TRILHA8 se abre nas centenas de comunidades terapêuticas existentes em Santa Catarina e Paraná. Um curso de multiplicadores para colaboradores/as do CERENE ocorreu em 14-15 de fevereiro de 2017 em São Bento do Sul.

Após os cursos de multiplicadores, algumas paróquias da IECLB e da MEUC já realizaram seus primeiros cursos, por exemplo a Paróquia de Palhoça/SC, a Paróquia de Maracaju/MS, a comunidade da MEUC em Joinville/SC. Ao longo de 2017, os/as participantes dos cursos de multiplicadores/as irão treinar seus/suas colegas ministros/as nos respectivos sínodos, além de realizar o curso em suas respectivas paróquias.

A avaliação que os/as 120 participantes dos cursos de multiplicadores fizeram do curso da fé TRILHA8 foi muito positiva. Alguns exemplos:

• “TRILHA8 prepara para sua aplicação na comunidade”;

• “A qualidade gráfica e teológica do curso é excelente”;

• “TRILHA8 tocou o coração – pois fala ao coração e não somente à razão”

• “Houve grande sintonia e confiança nos grupos de diálogo”;

• “TRILHA8 mata a saudade do Curso Básico da Fé”;

• “Conteúdo excelente, simples, acessível, equilíbrio que favorece seu uso para diversos públicos”;

• “TRILHA8 é um material de qualidade que ajuda na revitalização da comunidade”.

Ao longo de 2016, também houve trabalho intensivo com os cursos de continuidade definidos: “Stufen des Lebens” (estágios da vida) e Emmaus.

Em abril de 2016, ocorreu um curso de líderes para o curso “Stufen des Lebens” nas dependências do Lar Filadélfia em São Bento do Sul reunindo lideranças leigas da IECLB e MEUC, pastores/as da IECLB e Professores/as da FLT. O curso foi dirigido pela Sra. Traudel Krause e equipe. Traudel Krause é a presidente da Fundação Stiftung Pflanzschule, detentora dos direitos deste projeto e de todos os 18 cursos que o compõe. Dentre estes, foi realizado o curso “Ein Platz na der Sonne” (“um lugar ao sol”), cuja tradução e adaptação ao contexto brasileiro está em fase de conclusão. Em outubro de 2016, a FLT e a Fundação Stiftung Pflanzschule assinaram um contrato de cooperação no qual os direitos de tradução e adaptação para o Brasil de todos os cursos do projeto de Stufen des Lebens foram cedidos à FLT. No segundo semestre de 2016 espera-se realizar projetos-piloto do curso “um lugar ao sol”, visando colocá-lo à disposição de comunidades e paróquias da IECLB o mais brevemente possível.

Igualmente no que diz respeito ao curso Emmaus também houve avanços significativos. A FLT adquiriu junto à editora anglicana Church Publishing House os direitos de tradução e publicação no Brasil de todo o projeto Emmaus. Fazem parte destes materiais um manual, o curso básico, e materiais de aprofundamento. Em breve serão adquiridos os direitos do curso Emmaus para jovens, além de outros materiais relacionados ao trabalho com cursos da fé no âmbito da edificação e revitalização de comunidades. Em abril/maio de 2016 deverão iniciar os trabalhos de tradução dos materiais do curso. 

Além de tudo isso, merecem registro outras iniciativas e desenvolvimentos em relação aos cursos da fé:

Para a divulgação do curso da fé TRILHA8 foi organizado um espaço no site da FLT com todas as informações essenciais. No endereço http://www.flt.edu.br/curso/27/trilha8 e http://www.flt.edu.br/curso/28/sobre-os-cursos-da-fe, pessoas interessadas podem conhecer a proposta dos cursos da fé, em especial, o curso TRILHA8. Uma fanpage no facebook está sendo implantada e tem como objetivo facilitar a troca de experiências entre os/as participantes do curso nas diferentes comunidades em todo o Brasil.

Ao longo do segundo semestre de 2016 ficou claro que teríamos que oferecer um material para reunir os/as participantes do TRILHA8 que, após o curso, desejassem conhecer mais a respeito da fé e da vida comunitária. Surgiu a ideia de um material para encontros de pequenos grupos intitulado “T8+”. A série de estudos leva o nome “na trilha com Jesus” e aborda temas centrais dos evangelhos. Na reunião didático-pedagógica realizada em 25 de janeiro de 2017, os/as professores/as da FLT elaboraram uma metodologia para estes encontros. Em breve o material em formato de revista (A4) estará pronto e disponível para uso nas comunidades. Como não existe nenhum material para pequenos grupos na IECLB, ele poderá inclusive receber continuidade com novas edições sobre outros temas.

Muito nos alegrou o fato de que em dezembro de 2016 a tiragem inicial da pasta do TRILHA8 já estava esgotada. Está no prelo a segunda edição da pasta e dos respectivos cadernos dos/as participantes. Algumas pequenas correções foram feitas, além de uma alteração adequando o material para uso também no contexto do CERENE.

Agradecemos a todos/as que tem colaborado nos trabalhos de adaptação do TRILHA8 também ao longo de 2016. Grande incentivo vem por parte de pastores/as sinodais e de ministros/as da IECLB e da MEUC que afirmam o potencial do curso no processo de revitalização comunitária. Para a FLT é um privilégio poder contribuir no crescimento integral da IECLB.

Texto: Prof. Dr. Paulo A. Butzke

Faculdade Luterana de Teologia - FLT
Rua Wally Malschitzki, 164 - Mato Preto
São Bento do Sul - SC - CEP 89285-295