Deus é Deus! Deus sempre está presente!!

Foram com essas certezas que saímos das reflexões da evangelização dos dias 19 e 20 de novembro que aconteceu na São Mateus, com o tema sofrimento abordado pelo Prof. Dr. Roger Wanke!

SOFRIMENTO - A Presença de Deus e a Postura do Ser Humano

O que o Sofrimento faz comigo? O que eu faço com o Sofrimento? O que Deus faz com o meu Sofrimento?

Essas são questões atuais na vida de todas as pessoas e em qualquer situação. Estar preparado e saber como agir diante de uma situação difícil é essencial. E quando se é cristão o peso é maior, pois as perguntas vêm ao encontro de todos: Porque Deus deixa um filho sofrer? Onde está Deus em meio ao sofrimento?

O Sofrimento nos faz buscar uma explicação. Ele nos deixa indignados, sem nos conformarmos com o que estamos passando ou tendo compaixão pelo que o outro está passando. Ele faz com que busquemos consolo ou consolar a outra pessoa. E ele nos faz refletir.

Nessas situações não devemos nos afastar de Deus e sim buscar estar na presença Dele. Mesmo que aflitos, confrontemos a Deus o porquê de estarmos sofrendo e nesse sentido o livro de Jó nos mostra as diferentes reações que este homem teve em meio ao sofrimento: ele pediu sua morte (Jó 3.1-26), ele questiona o agir de Deus (Jó 7.16-21), acusa a Deus (Jó 19.6-11) e desafia a Deus (Jó 30.35-37).

A atitude de Jó nos mostra que ele também se submeteu à vontade de Deus e perseverou mesmo quando Deus não falava com ele. Em muitos momentos das nossas vidas, também achamos que Deus não ouve nossa oração, mas mesmo que Deus fique em silêncio Ele está conosco. O silêncio Dele é para deixar que nós falemos o que estamos sentindo, buscar ter comunhão com Ele. E, como é mostrado no livro de Jó, o sofrimento tem fim. Isso é a Graça de Deus: ELE ESTÁ SEMPRE PRESENTE!


Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.
Romanos 8.38-39


Créditos da notícia: http://www.luteranos.com.br/noticias/evangelizacao-40415

Faculdade Luterana de Teologia - FLT
Rua Wally Malschitzki, 164 - Mato Preto
São Bento do Sul - SC - CEP 89285-295