Estudo centrado na Bíblia foi o tema na ABIENAL

Nos dias 15 e 16 de outubro, o professor Roger Marcel Wanke foi o preletor da VII ABIENAL, congresso que reúne todas as comunidades da Aliança Bíblica.

Neste ano o encontro foi na cidade gaúcha de Sapiranga e teve como tema o Ensino Centrado na Bíblia. Tendo como lema o versículo do Salmo 119.105: “Lâmpada para os meus pés é a tua Palavra e luz para os meus caminhos”, o tema foi subdividido em quatro subtemas: A partir de Lucas 24.13-35, Roger aborda que o ensino centrado na Bíblia é ensino que faz arder o coração, destacando o conteúdo, o método e o resultado do estudo nas Escrituras. O segundo subtema tratou da história do rei Josias, a partir de 2 Reis 22-23, no qual Roger tematiza o ensino centrado da Bíblia como ensino que leva o ser humano ao arrependimento e à transformação de vida. Roger destaca que ao se descobrir a Palavra de Deus, descobre-se o perdão de Deus e o próprio Deus. Seguindo o texto de Neemias 8.1-18, Roger abordou o terceiro subtema, afirmando que ensino centrado na Bíblia é ensino que promove a obediência. Roger destaca que a comunidade pós-exílica tinha ouvidos atentos ao livro da Lei (v.1-4) e chorava ao ouvir as palavras da Lei (v.4-9). Esdras, conforme o texto bíblico é então, usado por Deus neste momento para encorajar o povo, que a alegria do Senhor a força é para obedecer e servir (v.10-12). Por fim, Roger tratou em seu quarto subtema, que ensino centrado na Bíblia é ensino que promove a missão e a edificação. Partindo do texto de Lucas 8.4-8,14,26-40, Roger destaca aspectos do texto como a disposição de estar onde as pessoas estão (disposição para o deserto), a proximidade e o acompanhamento de pessoas na comunidade, para conhecer melhor as Escrituras, a necessidade de explicação das Escrituras, para que haja compreensão, bem como a indicação clara a Jesus Cristo, como o centro das Escrituras, da Igreja e da vida do ser humano.

De domingo à noite até terça-feira ao meio dia, foi a vez da PÓS-ABIENAL, um encontro com obreiros e lideranças das Alianças Bíblicas, no estilo de uma atualização teológica. Esse encontro aconteceu no Janz Team, em Gramado. Nesta ocasião, Roger aprofundou o mesmo tema: Ensino centrado na Bíblia, mas dando ênfase às cartas Pastorais de Paulo à Timóteo. Num primeiro momento, Roger apresentou uma breve introdução a respeito das cartas pastorais e do contexto histórico no qual Timóteo estava envolvido, bem como teceu alguns apontamentos a respeito da necessidade de clareza quanto ao ensino, que se destacam nas cartas, a partir da problemática dos falsos mestres alertados pelo apóstolo ao jovem pastor Timóteo. Na sequência, Roger abordou 2 Timóteo 2.15: “procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade”. Enfatizando o ensino centrado da Bíblia no ministério, Roger destaca aqui três aspectos: Queremos estudar a Bíblia diante de Deus, queremos estudar a Bíblia sem vergonha, queremos estudar a Bíblia nos ocupando com o que é central: a Palavra da verdade. Por fim, Roger aborda em dois momentos o texto de 2 Timóteo 3.10-4.5, onde aponta que o ensino centrado da Bíblia deve seguir as orientações claras que Paulo dá a Timóteo:

“Tu, porém, tens seguido o meu ensino!”, “Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste!”, “Tu, porém, cumpre cabalmente o teu ministério!”. Roger conclui deixando os seguintes conselhos de Paulo a Timóteo, a partir deste texto, que valem ainda hoje para o ministério: a) permaneça na Palavra da Salvação (v.14-15); b) Saiba que essa Palavra é eficaz (v.16); c) Viva a partir dos frutos desta Palavra (v.17); d) Deus te chamou ao ministério da Palavra (v.1-2); e) Deus te capacita para um ensino diferenciado (v.3-4); f) Deus te enviou para ser diferente e fazer a diferença (v.5).

Faculdade Luterana de Teologia - FLT
Rua Wally Malschitzki, 164 - Mato Preto
São Bento do Sul - SC - CEP 89285-295