FLT promove Seminário sobre o Funcionamento de uma Entidade Religiosa

No intuito de sempre querer aprimorar ainda mais a formação teológica e atender as demandas, que surgem no ministério, a FLT promoveu no sábado, dia 22 de outubro, um seminário sobre o Funcionamento de uma Entidade Religiosa para estudantes do curso de bacharelado em Teologia e para a comunidade em geral.

O palestrante foi o presbítero Norivaldo Doerner, da Paróquia Evangélica de Palhoça - SC, que tem longa experiência no assunto, também por ser contador de profissão. Norivaldo abordou com os participantes de forma dinâmica e instigante temas bastante técnicos e burocráticos do funcionamento de uma entidade religiosa. O tema foi dividido em quatro aspectos. No primeiro, Norivaldo abordou a constituição de uma comunidade ou paróquia, partindo desde as reuniões com presbíteros e assembleias, bem como a elaboração de estatutos e seus registros nos órgãos competentes. Em seguida, Norivaldo apresentou as obrigações que a entidade religiosa tem diante dos órgãos públicos, bem como com sínodos e com a IECLB. Em terceiro lugar, Norivaldo aprofundou as obrigações legais, como declarações relacionadas a empregados, autônomos e ministros, bem como os recolhimentos de encargos e tributos e as declarações que devem ser apresentadas junto a órgãos municipais, estaduais e federais. Por fim, Norivaldo apresentou os benefícios que uma entidade religiosa tem, principalmente, no que se refere à isenção de impostos, sobre bens e operações, que envolvam os objetivos da entidade.

Os participantes puderam aprofundar de uma forma didática a necessidade da elaboração de estatutos, orçamentos e visualizar os tipos de documentos e declarações que são necessários para o bom funcionamento de uma entidade religiosa. Chegou-se à conclusão da necessidade constante de preparo de lideranças nas comunidades, também para as questões administrativas. De fato, pode-se constatar que o conhecimento destas atribuições e obrigações, bem como dos benefícios devem fazer parte não só da formação teológica de ministros(as) e obreiros(as), mas também das lideranças das comunidades. Percebeu-se também o potencial que há nas comunidades, ao investir na busca por um trabalho em rede, mantendo contatos e buscando assessorias com advogados, contadores, bem como com o próprio sínodo, no qual se está inserido. O seminário também levou os participantes a refletirem sobre as suas próprias questões administrativas e financeiras, como por exemplo, as questões de Previdência Social e de Imposto de Renda e de orçamento e planejamento financeiro.

Enfim, o seminário serviu para despertar nos participantes a seriedade do assunto e a necessidade de formação pessoal, bem como de formação comunitária.

Fique atento! No ano que vem tem mais! Você não pode perder!

Faculdade Luterana de Teologia - FLT
Rua Wally Malschitzki, 164 - Mato Preto
São Bento do Sul - SC - CEP 89285-295