Ciência Moderna e a Cultura Ocidental são temas do 1º Congresso Transdisciplinar de Acadêmicos na FLT

Após 20 anos, volta a acontecer no campus da Faculdade Luterana de Teologia – FLT um congresso de acadêmicos, reunindo discentes e docentes de várias instituições de Ensino Superior e programas de pós-graduação do Brasil.
O 1º Congresso Transdisciplinar de Acadêmicos aconteceu entre os dias 23 a 25 de setembro e tratou do tema A Ciência Moderna como expressão da Cultura Ocidental. Na noite de abertura, o Prof. Dr. Roger Marcel Wanke, um dos coordenadores de evento, abordou o Diálogo Fé e Ciência e seus modelos. A noite foi abrilhantada também com apresentações culturais, feitas pelos estudantes da FLT.
Na manhã de sábado, o Prof. Dr. Euler Renato Westphal, professor tanto na FLT, quanto na UNIVILLE, abordou as Estruturas Religiosas da Ciência Moderna. Ainda de manhã, os participantes puderam participar de seminários temáticos e aprofundar temas em algumas das áreas acadêmicas. O Prof. Roger apresentou um seminário sobre a Teologia e seu papel no âmbito da Ciência e a relevância do estudo da teologia. O Prof. Dr. Claudiomir Selner, da UDESC em Joinville, tratou do tema Teorias Sistêmicas e a Ciência Moderna. Serviço Social, políticas públicas e enfrentamento da pobreza foi o tema trabalhado pela Prof. Ma. Maria Roseli Rossi Ávila, doutoranda em Serviço Social pela FURB de Blumenau. Os irmãos Prof. Dr. Euler R. Westphal e Prof. Dr. Glauco Westphal, abordaram juntos os seus temas: Bioética – decisões éticas em situações limítrofes e respectivamente O Sistema Único de Saúde e os conflitos no processo de decisão nos hospitais. No período da tarde, foi a vez de vários discentes e docentes apresentarem comunicações a respeito de pesquisas realizadas em vários âmbitos do saber e em várias instituições. A noite de sábado foi brindada com a palestra do Prof. Dr. Mult. Nikolaus Knoepfller, da Universidade Friedrich-Schiller de Jena, que tratou do tema Ciência na era da Eugenia. O Prof. Knoepfller é também professor visitante na Universidade de Georgetown, Washington DC e também no Uehiro Centre of Practical Ethics da Universidade de Oxford. É membro do Comitê Central de Ética para a pesquisa com células-tronco da República Federal da Alemanha. Já no domingo pela manhã, o Prof. Knoepfller abordou o tema Trans-Humanismo e a Manipulação do Genoma humano, encerrando assim o evento.
O congresso serviu para promover o diálogo entre as Ciências e a Teologia, bem como um encontro de discentes e docentes, pesquisadores em diversas áreas e assim também o fortalecimento destes para sua atuação no contexto universitário. A FLT se entende, por isso, chamada a promover esse diálogo, bem como esse fortalecimento aos participantes, que estão constantemente diante dos desafios gerados tanto no contexto universitário, bem como por meio do desenvolvimento científico e tecnológico.