FLT realiza 5º Simpósio Internacional de Lutero

Aconteceu na FLT e em dois Sínodos da IECLB o 5º Simpósio Internacional de Lutero.

Às portas do Jubileu dos 500 anos da Reforma, a FLT juntamente com a Faculdade de Teologia da Universidade Friedrich-Schiller de Jena, da Alemanha, promovem pela quinta vez o Simpósio Internacional de Lutero. Desta vez, estudantes da FLT, bem como ministros e ministras de três Sínodos da IECLB estiveram presentes e foram desafiados a refletir sobre o tema Reforma e Confessionalidade e suas implicações para a vida de fé e para a missão da Igreja.
Temas como a relação entre justificação e predestinação nos escritos confessionais luteranos, a cristologia de Lutero e o diálogo crítico com as cristologias da atualidade, o auxílio de Lutero no testemunho cristológico do cristão e da igreja, a declaração teológica de Barmen e sua relevância para os luteranos, a possibilidade de uma leitura missiológica da Confissão de Augsburgo, bem como os 500 anos de confissão luterana em perspectiva católica romana, foram apresentados e debatidos nesses dias.
O Simpósio contou neste ano com a importante presença do Prof. Dr. Notger Slenczka, (professor de Teologia Sistemática da Universidade Humboldt de Berlim, Alemanha), do Prof. Dr. Mult. Nikolaus Knoepfler (professor do Departamento de Ética da Universidade Friedrich-Schiller, de Jena, Alemanha), do Prof. Dr. Albrecht Baeske (São Leopoldo – RS), do Prof. Dr. Clóvis Prunzel (ULBRA, São Leopoldo – RS) e dos professores Dr. Euler Renato Westphal e Dr. Claus Schwambach, docentes de Teologia Sistemática na FLT.
Além das palestras ao público específico do simpósio, foram promovidas palestras abertas ao público geral das comunidades. Na primeira noite, o Prof. Dr. Claus Schwambach apresentou o tema “Da ordem política e do governo civil” – O artigo 16 da Confissão de Augsburgo e o cenário político brasileiro da atualidade. Na segunda noite, foi a vez do Prof. Dr. Notger Slenczka tratar do tema “A relavância das confissões do séc. XVI para atualidade”, na qual abordou as implicações práticas do que significa falar de justificação.
Uma das marcas dos simpósios deste ano foi o caráter ecumênico percebido tanto entre os palestrantes, como também nas suas abordagens, que vieram dos contextos da IECLB, IELB, da igreja irmã alemã, bem como da Igreja Católica Apostólica Romana.
As três edições do Simpósio deste ano ocorreram no contexto de atualizações teológicas oferecidas a ministros e ministras de Sínodos da IECLB em parceria com os sínodos. Neste ano, a primeira edição aconteceu nos dias 05 e 06 de setembro em Cascavel – PR. Nos dias 08 e 09 de setembro foi a vez dos ministros e ministras do Sínodo Sudeste se reunirem em atualização teológica, em Campinas - SP. Nos dias 12 e 13 de setembro ministros e ministras do Norte Catarinense, bem como estudantes de Teologia da FLT e vários visitantes, oriundos de outros sínodos da IECLB da região, bem como de outras igrejas estiveram reunidos no Simpósio, na sede da FLT, em São Bento do Sul – SC.
Para o ano que vem já está sendo planejado o 6º Simpósio Internacional de Lutero, que abordará o tema: Reforma da Igreja no Século XXI e está inserido dentro de várias outras atividades comemorativas ao Jubileu dos 500 anos da Reforma Protestante, promovidos pela Faculdade Luterana de Teologia – FLT.

Faculdade Luterana de Teologia - FLT
Rua Wally Malschitzki, 164 - Mato Preto
São Bento do Sul - SC - CEP 89285-295