Diversidade de temas foram estudados em módulos em julho na FLT

Durante algumas semanas do mês de julho, já é praxe e parte da proposta teológica e pedagógica da FLT, oferecer disciplinas modulares aos estudantes do Curso de Bacharelado em Teologia. A maioria destes módulos trata de disciplinas auxiliares à Teologia e, por isso também, contam com a presença de docentes convidados.

A turma do primeiro ano (Teo02) abriu o mês de módulos com a disciplina de Grego Bíblico I (60 h), ministrada pelo prof. Dr. Vitor Hugo Schell, docente de Novo Testamento e coordenador do curso de bacharelado em Teologia na FLT. Na FLT é sempre um privilégio poder conhecer a Bíblia, a Palavra de Deus, a partir de suas línguas originais. Mesmo em meio à gramática, vocabulário, conjugações e declinações, estudantes do curso de Teologia são animados a ver no estudo da língua grega um portal de entrada para descobrir a riqueza teológica do Novo Testamento, das palavras de Jesus Cristo e dos apóstolos e a perceber a diferença, que certamente esse estudo fará na sua pregação, no ministério.

Por conta da mudança curricular, a partir das diretrizes curriculares para cursos de Teologia (2014), a FLT ofereceu um módulo inédito da disciplina História da Cultura e da Sociedade Brasileira (30 h), ministrada pelo Prof. Dr. João Klug, professor do departamento de História da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). Três
turmas estiveram envolvidas nesse módulo, que tratou da formação histórica da cultura brasileira, apontando para fatos e datas centrais da história do Brasil colonial,Império e contemporâneo. Além disso, tratou de abordar o hibridismo cultural brasileiro, relacionar a religião com a cultura, discutir o surgimento e relevância dos movimentos sociais, bem como abordar a questão da imigração e migração no Brasil.
O objetivo da disciplina é proporcionar a estudantes de Teologia uma visão panorâmica de aspectos relevantes na formação do Brasil e capacitar a fazer uma análise crítica de conjuntura dos diferentes momentos da história brasileira.

Na última semana de julho, foi a vez da turma do segundo ano (Teo04) cursar a disciplina de Didática da Educação Cristã (30 h), ministrada pela Profª Ma. Marilze Wischral Rodrigues, docente na área de língua portuguesa, metodologia e Educação Cristã na FLT. A disciplina trata das questões básicas de conceituação bíblico-teológica e metodológica de didática e do processo de ensino e aprendizagem no contexto da
Educação Cristã Contínua da Igreja, levando em conta as diferentes fases da vida do ser humano e de sua compreensão e aprendizado acerca da fé. Ponto alto da disciplina, além de receber e discutir critérios para desenvolver a formação cristã contínua na comunidade eclesial, é o estudo do PECC (Plano de educação Cristã Contínua da IECLB).

Da mesma forma, na última semana de julho, o quarto ano (Teo08) se ocupou intensivamente com a disciplina de Ciências da Religião (30 h), ministrada pelo Prof.Dr. Rodrigo Portella, professor de Ciências da Religião na Universidade Federal de Juiz de Fora – MG. Além de aspectos conceituais e fenomenológicos das religiões, foram abordadas as grandes religiões mundiais: Judaísmo, Islamismo, Budismo, Hinduísmo,bem como as expressões religiosas no Brasil. Outro aspecto importante tratado no módulo são as relações entre religião e secularização num contexto pós-moderno, ou também chamado de pós-cristão, mas não pós-religioso e não por último, a religião como espaço público e sua relação com o estado laico. Ponto alto da disciplina é a viagem que acontece à cidade de Curitiba, onde estudantes tem a oportunidade de visitar centros religiosos tanto de religiões mundiais, como da realidade religiosa típica do contexto brasileiro.

Disciplinas modulares oferecidas pela FLT nos meses de fevereiro e julho podem ser cursadas como disciplinas isoladas por estudantes de outros cursos de graduação.

Entre em contato conosco pelo Email: cursos@flt.edu.br