Dia a Dia no campus

O exercício responsável da liderança cristã requer que o obreiro no Reino de Deus não seja apenas um bom teólogo. Isto é, requer que ele não disponha apenas dos conhecimentos teóricos e práticos necessários ao exercício de seu ministério. Requer, também, que ele seja alguém, acima de tudo, apto a cultivar relacionamentos saudáveis. Para que os futuros candidatos ao ministério desenvolvam suas habilidades relacionais, a FLT tem por princípio, seguindo uma velha e boa tradição do Pietismo protestante, promover a vida e a comunhão. Isto se dá nas mais diversas formas.

• Convívio e vida em comunhão nos alojamentos
    Visando promover o desenvolvimento de habilidades relacionais em seus discentes, a FLT mantém dois alojamentos (masculino e feminino), nos quais os estudantes residem e lá convivem. O convívio com pessoas de origem sócio cultural e étnica diferente, marcadas por origens culturais as mais diversas, nem sempre é tarefa fácil. Exige respeito, consideração, capacidade de adaptação, disposição para ceder, pedir perdão e perdoar. Exige amor ao outro na sua singularidade e bom senso. Exige capacidade de desenvolver um olhar voltado para as necessidades dos outros e para aprender a buscar o bem comum. Neste sentido, o convívio nos alojamentos, nem sempre isento de tensões, “brigas” e discussões, tem se revelado, ao longo dos anos, como uma das maiores escolas de vida aos estudantes da FLT. Os alojamentos são, em princípio, uma comunidade cristã em miniatura, local em que se aprende a deixar de lado os ideais da vida em comunhão e a viver, a partir do evangelho de Jesus Cristo, no solo firme da realidade da convivência humana, tanto em seus aspectos belos, lúdicos e prazerosos quanto em seus aspectos difíceis e complicados de administrar. É nos alojamentos que o estudante aprende a administrar conflitos pessoais e comunitários, bem como a se preparar para os desafios da convivência humana nas futuras comunidades cristãs em que atuará. Resumindo, os alojamentos representam, acima de tudo, um espaço para o amadurecimento da personalidade e para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da capacidade relacional do estudante.
  • Convívio familiar em “Reuniões de Células”
    Outra oportunidade de convívio são as famosas “RC’s” – Reuniões de Células. Trata-se de encontros que ocorrem de uma a duas vezes ao mês nas residências de professores, nos quais há oportunidade de convívio, diálogo, aconselhamento e uma série de atividades lúdicas, como ver um filme, fazer jogos, jogar conversa fora, contar piadas, compartilhar experiências de vida, meditar na palavra de Deus, falar sobre alegrias e tristezas etc. As RC’s oportunizam uma pequena “quebra” no ritmo de estudos, possibilitando aos alunos o poder respirar outros ares que os acadêmicos. Normalmente uma boa refeição está incluída neste “pacote”!
  • Cultos na FLT e participação constante na vida da comunidade cristã
    Teologia não é apenas falar sobre Deus, mas em primeiro lugar falar com Deus! Por isso, a FLT oferece cultos semanais, realizados em conjunto por estudantes e docentes, visando promover a espiritualidade, a pregação da palavra e o crescimento na vida de fé. Esses cultos são momentos de edificação pessoal e comunitária, empoderamento para o serviço no mundo e ânimo para o dia a dia do estudo da teologia. São, também, oportunidade de servir a Deus e de exercitar e praticar o que se aprende em sala de aula.
    Por fim, merece destaque que a FLT está muito ligada com a Comunidade Evangélica Luterana local (Paróquias de Oxford e São Bento do Sul – Centro) e com a MEUC local, de maneira que os alunos tem possibilidade de se inserirem nas mesmas, seja como participantes ou como colaboradores voluntários nos trabalhos com crianças, adolescentes, jovens, círculos de estudos bíblicos semanais, cultos etc. Resumindo, a vida na FLT não é, de forma alguma, monótona. Sempre há um encontro ou um evento a participar. Sempre há uma nova amizade a cultivar.
  • Prática diária do momento devocional antes das aulas
    Faz parte da cultura e do ethos praticados na FLT que o dia de estudos inicia com um momento de devocional e de oração. Os 15 primeiros minutos em sala de aula são de silêncio perante Deus. Cada estudante faz sua leitura bíblica, lê seu devocionário, silencia para colocar seu dia e suas atividades diante de Deus. Docentes igualmente participam, e por vezes oferecem pequenas meditações. Oração individual e momentos coletivos de intercessão pelas pessoas e pelo mundo fazem parte desse momento.
  • Esporte é saúde
    O Campus Mato Preto, em que a FLT está inserida, possui uma área ampla, disponibilizando de trilhas para caminhadas, quadras de voleibol e futebol e possibilidade de prática de vários esportes com acompanhamento de professor de educação física. Uma vez por ano acontece a Jornada Esportiva, em que as diferentes turmas, incluindo professores e funcionários, realizam uma série de competições individuais e coletivas, disputando o troféu da vitória. Assim, para quem se interessa, há realmente amplas possibilidades de manter uma vida saudável no espaço de vida oferecido pela FLT.