As origens

Desde 1960 pessoas encontram na instituição hoje chamada de “Faculdade Luterana de Teologia – FLT” uma boa formação, pautada numa sólida teologia bíblica, bem como no resgate da teologia da Reforma e das contribuições do Pietismo protestante. Esta teologia tem se mostrado ao longo das décadas como consistente e inovadora para o trabalho missionário, a edificação de comunidades, o preparo teológico de leigos, pastores e missionários e para o aprofundamento de cada pessoa que passa por aqui em sua vida de fé.

Já a partir dos primórdios do trabalho da MEUC – Missão Evangélica União Cristã no Brasil (meuc.org.br), entidade que criou a IES, os missionários pioneiros assumiram conscientemente a tarefa de preparar leigos para o trabalho missionário, capacitando-os para desenvolverem atividades, tais como: estudos bíblicos, conferências bíblicas e retiros. Começaram a ser organizados cursos com o objetivo de capacitar leigos para o serviço cristão. Tais cursos tinham como meta a criação de uma escola bíblica. Esta escola bíblica realizou suas atividades de 1960 a 1977. Em 1986 a Escola Bíblica foi reaberta, sob o nome de Instituto Bíblico Mato Preto. Em 1988 foi criado o CETEOL - Centro de Ensino Teológico. Na imagem acima você vê o lançamento da pedra fundamental do CETEOL, dirigido pelo então diretor, Missionário Arthur Clebsch.

Hoje a FLT é uma Instituição de Ensino Superior, de confissão luterana, sem fins lucrativos, com sede e foro na Rua Walli Malschitzky, 164, cidade de São Bento do Sul, Estado de Santa Catarina. É voltada ao ensino, à pesquisa e à extensão, tendo como objetivo a formação de uma cultura cristã que se destaque pela reflexão teológica e que leve ao exercício contextual da piedade e do ministério cristão.

Faculdade Luterana de Teologia - FLT
Rua Wally Malschitzki, 164 - Mato Preto
São Bento do Sul - SC - CEP 89285-295