Egressos 2012

Jefferson Zeferino

Período em que estudou na FLT:
2009-2012

Breve descrição de sua trajetória de trabalho e/ou ministerial:
- 2013-2014, Professor de Inglês
- 2014-2015, Mestrado em Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUCPR
- 2014 ~ Bolsista da CAPES
- 2014 ~ Membro do Núcleo Ecumênico e Inter-religioso da PUCPR, NEIr
- 2015 ~ Doutorado em Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUCPR
- 2016 ~ Membro do Movimento Ecumênico de Curitiba, MOVEC

Local de atuação e função exercida atualmente:
Atualmente curso o Doutorado em Teologia da PUCPR, pesquisando a ética barthiana no horizonte da teologia da cidadania como teologia pública. Estudo sob a orientação do Prof. Dr. Clodovis Boff e sou bolsista da CAPES. Além disso, participo de organismos ecumênicos como o NEIr e o MOVEC. Minha esposa e eu também participamos da Comunidade do Redentor (IECLB).

Desafios pessoais/familiares/ministeriais e motivos de oração a compartilhar:
Pretendo servir a Deus e às pessoas de acordo com minhas capacidades e habilidades. Me sinto chamado a servir no ensino e na pesquisa teológica, sendo que a FLT foi fundamental para que eu desenvolvesse cada vez mais o gosto pelos estudos e me descobrisse como um estudioso. Além disso, com a FLT pude aprender que o fazer teológico só faz sentido na medida em que encarna na realidade de vida das pessoas, em linguagem husserliana, trata-se de se pensar o “mundo da vida” no horizonte da fé. Coloco minha família, meus estudos teológicos e minha carreira acadêmica nas mãos do Senhor, e conto com suas orações nesta direção.

A ética é a finalidade da teologia. Uma teologia desencarnada e impessoal não faz sentido para a vida prática das pessoas e para a pastoral. Carecemos cada vez mais de um pensamento teológico que encarne o “mundo da vida” profundamente e em continuidade com a encarnação do Cristo, que é esvaziamento quenótico de si em amor ao próximo. Só assim podemos falar, efetivamente, de uma teologia a serviço da vida.

Faculdade Luterana de Teologia - FLT
Rua Wally Malschitzki, 164 - Mato Preto
São Bento do Sul - SC - CEP 89285-295