Egressos 2009

Cleiton Friedemann

Período em que estudou na FLT:
2005 a 2009

Breve descrição de sua trajetória de trabalho e/ou ministerial: LOGO APÓS A FORMAÇÃO, AINDA ANTES DO PERÍODO PRÁTICO, COLABOREI NA PARÓQUIA DE PETROLÂNDIA (SÍNODO CENTRO SUL CATARINENSE) SOB A ORIENTAÇÃO DO P. JAIME DHEIN. APÓS ISSO, SE DEU A MINHA DESIGNAÇÃO PARA O PPHM O QUAL EXERCI NA COMUNIDADE DE ALTO GARÇAS, PARÓQUIA DE RONDONÓPOLIS (SÍNODO MATO GROSSO). UMA VEZ APROVADO NO PPHM, FUI ENVIADO PELA IECLB PARA O MEU PRIMEIRO CAMPO DE ATIVIDADE MINISTERIAL NA PARÓQUIA DE FELIZ (SÍNODO NORDESTE GAÚCHO), ONDE ATUO COMO MINISTRO PASTORAL ATÉ O PRESENTE MOMENTO.

Local de atuação e função exercida atualmente: DESDE O ANO DE 2012 EXERÇO O MINISTÉRIO PASTORAL NA PARÓQUIA DE FELIZ. SEM DÚVIDA ASSUIR UMA PARÓQUIA DOM APROX. 1.300 MEMBROS FOI BASTANTE DESAFIADOR (E CONTINUA SENDO). MAS GRAÇAS AO BONDOSO DEUS, ELE TEM ME AJUDADO A PASTOREAR E A SERVÍ-LO APESAR DE MIM MESMO. NEM SEMPRE É FÁCIL A TAREFA DE APASCENTAR O REBANHO DO SENHOR (E ELE JAMAIS DISSE QUE SERIA), MAS É PROFUNDAMENTE GRATIFICANTE E SEM A MENOR DÚVIDA, UM GRANDE PRIVILÉGIO. EMBORA A MINHA FORMAÇÃO E A MINHA IDENTIFICAÇÃO TEOLÓGICA SEJA DE CUNHO PIETISTA, ATUO EM UMA PARÓQUIA COM IDENTIFICAÇÃO COM A TEOLOGIA E PRÁXIS TRADICIONAL, O QUE TAMBÉM TRAZ DESAFIOS, JUNTO COM A NECESSIDADE DE MÚTUA COMPREENSÃO E APRENDIZADO.

Desafios pessoais/familiares/ministeriais e motivos de oração a compartilhar: TENHO POR SONHO E META A REALIZAR, AVANÇAR NA MINHA FORMAÇÃO, FAZENDO ALGUMA PÓS GRADUAÇÃO OU MESTRADO VOLTADO PARA A ÁREA DA TEOLOGIA PRÁTICA. A NÍVEL PESSOAL E FAMILIAR SÓ TEMO A AGRADECER AS BÊNÇÃOS E OS CUIDADOS QUE TEMOS RECEBIDO DE DEUS. ELE NOS PRESENTEOU COM UMA FILHA MARAVILHOSA E LINDA (MODÉSTIA A PARTE), E IGUALMENTE EXPERIMENTAMOS TODO O SEU CUIDADO DE FORMA MUITO ESPECIAL NO FIM DO ANO PASSADO, QUANDO ESTHER, MINHA ESPOSA PASSOU POR UMA CIRURGIA CARDÍACA, A QUAL FOI MUITO BEM SUCEDIDA, BEM COMO A SUA RECUPERAÇÃO. LOUVAMOS A DEUS POR ISSO.

“DEUS NÃO PRECISA DE NADA VINDO DE VOCÊ. ENTÃO, QUANDO ELE TE CHAMA PARA VIR, E SERVI-LO, NÃO É PARA PREENCHER UMA NECESSIDADE, ELE ESTÁ TE OFERENDO UM PRIVILÉGIO.”

Marcus David Ziemann

Período em que estudou na FLT:
2006 a 2009

Breve descrição de sua trajetória de trabalho e/ou ministerial:
Após o estágio na comunidade de Alfredo Wagner/SC e minha formatura, atuei em 2010 no auxílio pastoral na Comunidade de Santo Amaro da Imperatriz/SC, esta, ainda ligada a Paróquia de Aririú, no período de aguardo ao PPHM. No mesmo ano fui designado ao PPHM em Minas Gerais na Paróquia rural de Funil. Em 2012 assumi meu primeiro campos de ministério pastoral na Paróquia no Vale do Paraíba, com sede na cidade de São José dos Campos/SP.

Local de atuação e função exercida atualmente:
Como mencionado a cima, hoje estou a quatro ano no ministério ordenado pela IECLB atuando na Paróquia Vale do Paraíba, que possui uma vasta extensão geográfica que abrange todo o Vale do Paraíba (7 cidades), Litoral Norte de São Paulo (4 cidades) e parte da Serra da Mantiqueira (3 cidades). São apenas uma comunidade e 3 pontos de pregação, devido as poucas famílias luteranas na região. A Paróquia tem apenas 11 anos de história de fundação, mas uma história longa (desde a década de 70) como projeto missionário de São Paulo. Além de meu ministério na Paróquia, também atuo atualmente como vice-coordenador do colégio pastoral da União Paroquial de São Paulo no Sínodo Sudeste.

Desafios pessoais/familiares/ministeriais e motivos de oração a compartilhar:
O Maior desafio é a vida em comunidade, ainda mais uma comunidade recém formada, com poucas famílias, grandes distâncias e uma questão financeira delicada. Porém, Deus tem nos agraciado a cada dia. Outro ponto que sobrecarrega é a vida urbana intensa somado a distância dos familiares. Mesmo assim, é um privilégio poder servir a Deus em um lugar tão diferente, desafiador e frutificador. Aqui em São José dos Campos Deus nos presenteou, a mim e a July, com nossa pequena Amanda.

"Aprendi que Teologia é fundamental para o preparo ministerial. Porém a experiência em paróquias diversas, com suas ênfases teológicas distintas, com histórias distintas e com pessoas que expressam a sua fé de formas distintas é que criam o pano de fundo de uma ação pastoral mais relacional, respeitosa, edificante e ponderada.
Teologia Luterana e vivência de novos desafios são dois lados da mesma moeda chamada ministério na IECLB."

Faculdade Luterana de Teologia - FLT
Rua Wally Malschitzki, 164 - Mato Preto
São Bento do Sul - SC - CEP 89285-295