Egressos 2005

Cláudio Rieper

Período em que estudou na FLT:
2002-2005

Breve descrição de sua trajetória de trabalho e/ou ministerial:
Sínodo Mato Grosso
. Pastor na Paróquia Luterana da Transamazônica – IECLB, 2009-2012
. Pastor na Paróquia Luterana de Sorriso – IECLB, 2012-2016
. Coordenador Setorial do Encontro de Homens, 2012-2016
. Representante Sinodal no CONECC (Conselho Nacional de Educ.Cristã Contínua)
. Suplência na Representação do Ministério Pastoral no Sínodo Mato Grosso

Local de atuação e função exercida atualmente:
Paróquia Luterana de Sorriso – IECLB, 2012-2016 (renovação do TAM até 2019)
“Ênfases” do Trabalho Pastoral: Formação de Lideranças.
1) Grupo SOPHIA, Curso Bíblico-Teológico (Módulo I – Breve Introdução as Escrituras Sagradas: história das Escrituras e da Igreja; Módulo II – Fundamentos da Fé Cristã: Dogmática Bíblica – Deus e o Mundo, Pecado e Graça, Salvação e Consumação, Módulo III – Guia Básico para o Estudo da Bíblia: Regras Básicas de Interpretação)

2) Grupo MINISTERIUM (Grupo de Trabalho): Trabalho de “Integração de Lideranças” (Trabalho com 3 Frentes de Atuação: Comunhão, Formação e Planejamento). Trabalho com vistas a Formação de Lideranças e a Integração dos membros nas diferentes fases da vida (Culto Infantil, Ensino Confirmatório com JUMIRIM, JERRISO: Grupo de JE de veteranos, G.Mulheres e OASE, e Presbitério).

3) Curso de Integração de Membros (Em fase de Espera para o 2º Semestre). Material: 1) Quem é a IECLB?; 2) TRILHA8 => Desdobramento: Grupo de Acolhida.

“A boa teologia é como a arqueologia... A sua verdadeira riqueza está camuflada. É preciso dedicação, paciência e persistência para garimpar as pérolas nas Escrituras Sagradas que estão escondidas debaixo dos escombros da religiosidade vazia”.

Euclydes Brasilico Lira de Melo Vieira Magalhães

Período em que estudou na FLT:
2000 (CBB) 2001-2005 (Bacharel)

Breve descrição de sua trajetória de trabalho e/ou ministerial: Ao término dos estudos na FLT fiz as provas para ingresso ao Ministério Pastoral na IECLB, porém não fui designado ao PPHM por falta de vaga. Durante este período, inicio de 2006, trabalhei na Clínica de Reabilitação de Dependentes Químicos Cruz Azul em Panambi – RS. Fui designado ao PPHM em Agosto de 2006 para a Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Sinop – MT. Atuei diretamente nas comunidades de Vera, Feliz Natal, Rio Ferro e Assentamento Califórnia por um ano e cinco meses. Neste tempo tive por mentor o Pastor Dilmar Devantier. Lá permanecemos até Janeiro de 2008 quando fomos enviados para a Comunidade Missionária de Ponta Porã – MS. Fui ordenado ao ministério Pastoral em 3 de Agosto de 2008 na Comunidade Evangélica Martin Luther em Garuva – SC, minha comunidade de Origem. Em Ponta Porã atuamos até Dezembro de 2011. Neste período atendemos a Paróquia de Amambai, paralelamente, de 2010-2011. No ano de 2012 nos mudamos para Rancho Queimado onde estamos atualmente.

Desafios pessoais/familiares/ministeriais e motivos de oração a compartilhar: Oramos para sermos testemunhas de Cristo onde quer que estejamos e ensinarmos a Palavra de Deus de forma contagiante ás pessoas que o SENHOR colocar em nossos caminhos.

Agradecemos á FLT pela sólida formação Teológica transmitida a nós e que tem feito a diferença onde passamos.

Mario Maass

Período em que estudou na FLT:
2002 – 2005

Breve descrição de sua trajetória de trabalho e/ou ministerial: No ano de 2006, fui designado pela Comissão de Designação da IECLB a realizar o Período Prático de Habilitação ao Ministério – PPHM, na Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Rio Claro – SP. Após a conclusão e aprovação, tive o privilégio de ser enviado pela Comissão de Envio da IECLB para a Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Pato Branco – PR.

Local de atuação e função exercida atualmente:
Estou exercendo o Ministério Pastoral na Paróquia de Pato Branco desde janeiro de 2007. Paróquia na qual fui enviado e acolhido muito bem. A alegria de receber um lugar para atuar de tempo integral no Ministério Pastoral foi dividido com esposa, filhos e neta que acompanharam todo processo e encaminhamentos. Hoje temos filhos já estabelecidos na cidade de Pato Branco e região. Estamos caminhando para completar em janeiro de 2017, 10 anos de Ministério nesta Paróquia. Ministério que segue animado com a colaboração de muitas lideranças que se dispões a testemunhar o Evangelho. Somos gratos a Deus, as lideranças e membros das comunidades que tem participado na missão de ser Igreja de Jesus cristo.

Desafios pessoais/familiares/ministeriais e motivos de oração a compartilhar:
Creio que os desafios estão presentes em todos os momentos e situações. Alguns desafios são superados, outros precisam ser entendidos e administrados continuamente, e certamente novos surgirão na caminhada. O desafio ministerial que segue inclui a importância da formação e motivação das lideranças atuais para a continuidade, bem como, o desafio de envolver novas lideranças para seguirem abraçando a missão de Deus. Creio que um dos desafios que inclui a família surge na reflexão sobre o momento de seguir com o Ministério Pastoral em outro contexto. O “tempo passa e as horas vão e nada os detém”, e isso tem suas implicações e necessidades. Este já é um dos motivos de oração que nos acompanha.

"Fica difícil definir numa frase. Lembro aqui o texto bíblico do Evangelho de Lucas 10.1ss. Jesus Cristo chamou “outros setenta”, instruiu e os enviou para a missão. Diz o texto do Evangelho que eles “regressaram possuídos de alegria” relatando tudo o que tinha acontecido (Lc 10.17). Deus continua chamando para sua missão, continua instruindo e enviando para que a boa notícia seja anunciada com muita alegria. Creio que neste sentido, Jesus Cristo espera de nós atitude de se dispor, de servir. Espera de nós preparo, busca de uma formação que é fundamental para o exercício do Ministério Pastoral. Neste sentido, estou e vou ficar durante toda a vida grato a Faculdade Luterana de Teologia - FLT diante da ótima formação oferecida durante o período de formação. Posso dizer que é maravilhoso relatar as maravilhas da obra de Deus que acontece por meio dos chamados, instruídos e enviados."

Faculdade Luterana de Teologia - FLT
Rua Wally Malschitzki, 164 - Mato Preto
São Bento do Sul - SC - CEP 89285-295