O presente curso de pós-graduação lato sensu está voltado para preparar profissionais para compreenderem melhor a problemática da dependência de substâncias psicoativas e os diversos modelos de tratamento, incluindo uma ênfase especial no modelo das “Comunidades Terapêuticas”. É um curso especialmente adequado para todas as pessoas que atuam ou desejam atuar em comunidades terapêuticas.
Trata-se de um curso presencial de pós-graduação lato sensu (cf. Resolução CNE/CES n° 1, de 08/06/2007), para o qual a FLT expedirá certificado aos estudantes que apresentarem, pelo menos, 75% (setenta e cinco por cento) de frequência e média 7,0 (sete vírgulas zero) em cada disciplina cursada, e tiverem cursado o mínimo de 360 horas.
Objetivo Geral
Formar especialistas nos aspectos teóricos e práticos para atuarem de forma geral nas áreas de Prevenção, Comunidade Terapêutica, Saúde Mental e Grupo de Apoio, dentro da visão de um ser humano Bio-psico-social-espiritual-ambiental-historico e cultural, com ênfase e qualificação aprimorada na área das comunidades terapêuticas.
Objetivos Específicos
1. Proporcionar conhecimentos básicos acerca das multifacetas da dependência química, que muitas vezes são de difícil diagnóstico e tratamento quando associados a quadros psiquiátricos e comorbidades.
2. Identificar os conceitos básicos sobre dependência química, comunidade terapêutica, saúde mental e grupo de apoio/mútua ajuda e suas aplicações na prevenção, diagnóstico, acolhimento, tratamento e acompanhamento de pessoas afetadas pela dependência química e suas comorbidades bem como no apoio aos seus familiares codependentes.
3. Oportunizar o conhecimento do instrumentário teórico-prático que habilite os profissionais para os serviços básicos de atendimento a dependentes químicos, portadores de transtornos mentais e seus familiares, através de um diagnóstico adequado e conhecimentos das várias formas de tratamento, acolhimento, acompanhamento e apoio.
4. Estimular a atuação em políticas públicas e organização de serviços ligados as novas formas de tratamento e abordagem em saúde mental, acolhimento em comunidade terapêutica, prevenção e acompanhamento e apoio através de grupos de mútua ajuda.
5. Proporcionar aos alunos uma visão geral da questão da dependência química, prevenção, comunidade terapêutica, saúde mental e dos grupos de apoio mútua ajuda, em especial dos mecanismos geradores de dependência de SPA`s, transtornos mentais e codependência em seus aspectos bioquímicos, sociais, psicológicos e econômicos que envolvem o problema, bem como formas de intervenção, tratamento, acolhimento e apoio, vistos a partir da perspectiva da antropologia hebraico-cristã.
6. Conscientizar sobre o quadro nacional e internacional da problemática das drogas e a epidemiologia bem como do perfil do dependente químico e do codependente.
7. Proporcionar uma formação mais específica e aprofundada sobre todos os assuntos diretamente ligados à área de ênfase do curso, que é a da comunidade terapêutica.
8. Promover a produção científica sobre temas relacionados à Dependência Química, Prevenção, Comunidade Terapêutica, Saúde Mental e Grupo de Apoio, em especial aos temas relacionados à ênfase do curso em comunidades terapêuticas.
A matriz curricular do curso é composta pelas seguintes disciplinas, contendo a seguinte carga horária:
1. Introdução ao cenário da dependência química - 10h
2. Epidemiologia da dependência química - 10h
3. História, conceituação e Classificação das principais drogas - 20h
4. Farmacologia e Dependência Química - 10h
5. Políticas Públicas e Dependência Química - 10h
6. Antropologia integral e Dependência Química - 10h
7. Comorbidades e Dependência Química - 10h
8. Psicoterapias de modificação de comportamento - 10h
9. Introdução à Saúde Mental e as dependências de substâncias psico-ativas no contexto da psiquiatria - 10h
10. Terapia Familiar – Perspectiva Sistêmica - 20h
11. Introdução à Comunidade Terapêutica [Origem/história e método] - 10h
12. Introdução à Prevenção em Dependência Química - 10h
13. Psicoterapias humanistas, existencialistas e intrapsíquica- 10h
14. Introdução a Grupos de Apoio e Mútua Ajuda em Dependência Química - 10h
15. Cuidando do Cuidador - 10h
16. Metodologia da Pesquisa Acadêmica - 10h
17. Metodologia do Ensino Superior - 20h
18. Codependência - 10h
19. Dependência Química e seus diferentes públicos - 10h
20. Espiritualidade e Dependência Química - 10h
21. Ética e Bioética - 10h
22. Equipes multidisciplinares, visão transdisciplinar e redes de atendimento à Dependência Química - 10h
23. Reinserção Social, relação comunitária e prevenção da recaída - 20h
24. Aconselhamento em Dependência Química - 20h
Disciplinas da área de ênfase em Comunidade Terapêutica
25. Aspectos fiscais e jurídicos em Comunidades Tera e ONGs - 10h
26. Captação e gestão de recursos financeiros em Comunidades Terapêuticas - 10h
27. Comunidade Terapêutica I – Abordagem motivacional e atenção psicossocial residencial - 20h
28. Comunidade Terapêutica II – Panorama de terapias oferecidas - 10h
29. Encaminhamentos e articulação com as redes de serviço disponíveis - 10h
30. Comunidade Terapêutica III – Terapias de Grupo - 20h
31. O programa terapêutico e sua elaboração - 20h
32. Gestão de Comunidades Terapêuticas - 20h
O presente curso possui uma carga horária total de 410 horas.
São Leopoldo/RS
Local: Casa Matriz de Diaconisas - Rua Wilhelm Rotermund, 395 - Morro do espelho - São Leopoldo - RS
Início Previsto: 20 e 21 de julho de 2018 - (havendo formação de turma)
Valores:
Inscrição R$ 100,00
Mensalidades 22 x 355,00
Para abrir o curso mínimo de 30 alunos
Para abrir a ênfase mínimo de 15 alunos
Profissionais graduados em qualquer área, tanto do setor público, privado ou ONGs, como da área pastoral/diaconal das Igrejas, trabalhadores que atuem ou tenham interesse em atuar na área da dependência química e comunidade terapêutica.
Faculdade Luterana de Teologia - FLT
Rua Wally Malschitzki, 164 - Mato Preto
São Bento do Sul - SC - CEP 89285-295