É com alegria que a FLT convida você a participar do 1º Fórum de Pesquisa da FLT! Uma excelente oportunidade para apresentar seus trabalhos acadêmicos, ou ouvir e debater sobre os temas que são pesquisados por estudantes e docentes da FLT e de outras instituições.
a) Promover a reflexão teológica acadêmica e científica no âmbito institucional, visando à iniciação científica de discentes.
b) Promover a troca de saberes e experiências entre corpo discente e corpo docente no que se refere à pesquisa teológica e sua relevância teológica, sociopolítico, cultural, econômica e eclesial, tendo como referência o específico do conhecimento teológico e sua relação inter e transdisciplinar.
c) Viabilizar aos discentes a oportunidade de convalidar suas comunicações como Atividade Complementar (relativas ao grupo Nº2 – Atividades de Pesquisa - cf. Art. Nº4 § 2º do Regulamento de Atividades Complementares da FLT) no âmbito do Curso de Bacharelado em Teologia da FLT, bem como de outra instituição de ensino superior.
O Fórum de Pesquisa é um evento anual, promovido pela FLT, no primeiro semestre letivo de cada ano. Em seu programa de Pesquisa e Iniciação Científica, a FLT prevê um espaço acadêmico primordial para a socialização de seus projetos de pesquisa junto ao corpo discente. No contexto do Curso de Bacharelado em Teologia, os estudantes da FLT escrevem, ao longo de seus estudos, além do trabalho de Conclusão de Curso (TCC), quatro trabalhos monográficos: 2 (dois) trabalhos exegéticos, um na área do Antigo Testamento e outro na área do Novo Testamento. Além disso, são escritos 1 (um) ensaio monográfico na área Histórico-Sistemática e outro (1) ensaio monográfico na área Teológico-Prática. Diferente dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), que possuem banca pública própria de socialização entre a comunidade acadêmica, esses quatro trabalhos de iniciação científica, devidamente orientados por docentes das respectivas áreas, não têm um espaço primordial para sua socialização. Nesse sentido, a criação do Fórum de Pesquisa da FLT visa dar essa oportunidade ímpar tanto aos discentes como aos docentes.
a) O Fórum de Pesquisa da FLT está organizado em dois blocos: O primeiro está constituído de uma palestra sobre temas relacionados às áreas de atuação da FLT. O segundo bloco está reservado para a apresentação de trabalhos (comunicações), nas diferentes salas da FLT.
b) O programa acontecerá em dois dias, no período vespertino, das 13h30min às 18h00min.
c) As comunicações serão de 30 minutos no total, sendo 20 minutos para a apresentação oral e um período de 10 minutos para discussão em plenário.
d) Entre uma comunicação e outra haverá um período de 10 minutos para a troca de apresentadores, instalação de multimídia e para o deslocamento dos participantes entre as salas, caso houver interesse.
e) O bloco de comunicações tem como preferência a apresentação de discentes. Mas poderá contemplar também a apresentação de docentes, previamente inscritos.
f) Em havendo mais do que sete apresentações para cada dia, abre-se uma nova sala, onde as comunicações serão apresentadas simultaneamente.
A participação no Fórum de Pesquisa da FLT se dá mediante a inscrição como ouvinte ou como apresentador de comunicação oral. Sua inscrição deverá ser feita pelo site da FLT [cf. os prazos abaixo]:
a) Categoria de Participante Ouvinte:
- Para participar como ouvinte, o interessado deverá fazer sua inscrição aqui nesta página, no botão inscrição, ao lado.
- Deverá participar integralmente da programação (duas tardes), tendo no mínimo a participação de 75% de presença, para receber declaração.
- Deverá assinar lista de presença, que estará disponível em cada sala, onde houver apresentação de comunicação.
b) Categoria de Participante Apresentador:
- Para participar como apresentador de comunicação, o interessado deverá fazer sua inscrição aqui nesta página, no botão inscrição, ao lado.
- Deverá participar integralmente da programação (duas tardes), tendo no mínimo a participação de 75% de presença, para receber declaração.
- Deverá assinar lista de presença, que estará disponível em cada sala, onde houver apresentação de comunicação.
- Para realizar inscrição para apresentação oral de trabalho, o interessado deverá, no ato da inscrição encaminhar via formulário de inscrição (no formulário há opção de anexo) um arquivo no formato Microsoft Word (extensão .doc ou .docx), contendo o resumo do trabalho a ser apresentado [cf. em anexo as Instruções para Elaboração do Resumo de Comunicação].
- O não encaminhamento de um arquivo no formato Microsoft Word no ato da inscrição significará que a inscrição será como ouvinte.
- Participantes inscritos como apresentadores de comunicação receberão o certificado de participação ao final da sessão de sua apresentação. Pelo fato de este certificado subentender a participação geral no evento, participantes inscritos como apresentadores não receberão certificado adicional como ouvinte. Trata-se de um único certificado: ou como ouvinte ou como apresentador de trabalho.
- O participante inscrito como apresentador de comunicação deverá participar integralmente do evento, não podendo apenas participar no momento de sua própria comunicação.
c) Participantes externos:
- A participação de discentes e docentes, oriundos de outras instituições, é bem vinda. Para tanto será cobrada uma taxa de inscrição:
- Valor de inscrição para discentes: R$ 30,00.
- Valor de inscrição para docentes: R$ 50,00.
- Comunicações de discentes ou docentes de outras instituições deverão ser enviadas via formulário de inscrição (no formulário há opção de anexo). Após o envio, é necessário aguardar o resultado da aceitação, que será realizada pela comissão científica do evento, formada pelos seguintes docentes:
Prof. Dr. Claus Schwambach – Área Histórico-Sistemática
Prof. Dr. Vitor Hugo Schell – Área Bíblica
Prof. Ms. Klaus Andreas Stange – Área Teológico-Prática
Direção de Ensino, Pesquisa e Extensão
Prof. Dr. Roger Marcel Wanke
Atenção para os prazos de inscrição:
- As inscrições como ouvintes deverão ser realizadas até o dia 24 de abril (segunda-feira), pelo site da FLT.
- As inscrições como apresentador de comunicação deverão ser realizadas até o dia 24 de abril (segunda-feira), pelo site da FLT.
- No dia 25 de abril a FLT divulgará amplamente, pelo site, UNIMESTRE, mural e via email, a relação das comunicações e das salas, onde as mesmas serão apresentadas.
Programação
É com alegria que a FLT convida você a participar do 2º Fórum de Pesquisa da FLT! Uma excelente oportunidade para apresentar seus trabalhos acadêmicos, ou ouvir e debater sobre os temas que são pesquisados por estudantes e docentes da FLT e de outras instituições.
Dia 26 de abril [quarta-feira]:
14:00 – 14:10: Abertura: Prof. Dr. Claus Schwambach
14:10 – 14:50: Palestra: A Pesquisa em torno de Lutero na FLT - Balanço e Perspectivas | Preletor: Prof. Dr. Roger Marcel Wanke
15:00 – 16:10: Apresentação de Comunicações [Cf. relação a partir do dia 25/04]
16:10 – 16:30: Pausa
16:30 – 18:15: Apresentação de Comunicações [Cf. relação a partir do dia 25/04]
Dia 27 de abril [quinta-feira]:
14:00 – 14:10: Abertura: Prof. Dr. Roger Marcel Wanke
14:10 – 16:10: Apresentação de Comunicações [Cf. relação a partir do dia 25/04]
16:10 – 16:30: Pausa
16:30 – 18:15: Apresentação de Comunicações [Cf. relação a partir do dia 25/04]
18:15 – 18:30: Encerramento e entrega de declarações
Estudantes que se inscreverem no Fórum, para apresentar trabalhos, estarão concorrendo ao crédito no valor de R$ 100,00 para compras em livros.
PRAZO DE INSCRIÇÃO PARA PARTICIPAÇÃO (COMO OUVINTE): 24 de abril e 2017.
PRAZO PARA ENVIO DE COMUNICAÇÃO: 24 de abril de 2017.
Faculdade Luterana de Teologia – FLT
Direção de Ensino, Pesquisa e Extensão
Prof. Dr. Roger Marcel Wanke
Faculdade Luterana de Teologia - FLT
Rua Wally Malschitzki, 164 - Mato Preto
São Bento do Sul - SC - CEP 89285-295