O curso é oferecido em módulos e a comunidade pode escolher quais módulos ela deseja cursar. Cada módulo é composto de 4 encontros com a duração de 3 horas. Os 4 encontros podem acontecer num fim de semana, uma vez por semana ou uma vez por mês, conforme as possibilidades da comunidade.
Módulos e Disciplinas
-
O objetivo deste módulo é proporcionar aos estudantes uma introdução à formação da Bíblia, informações importantes sobre o contexto político, econômico, geográfico e religioso nos dias de Jesus, além de uma introdução aos Evangelhos.
1.1 - Introdução à Bíblia - O que é a Bíblia? Como ela se formou? O que ela tem de especial? A Bíblia é infalível? Por que a Bíblia é um livro sagrado se foi escrito em palavras humanas?
1.2 - Introdução ao NT I - A vida diária nos dias de Jesus: política, economia, geografia e religião.
1.3 - Introdução ao NT II - Introdução aos Evangelhos de Mateus e Marcos: autoria, estrutura, mensagem.
1.4 - Introdução ao NT III - Introdução aos Evangelhos de Lucas e João: autoria, estrutura, mensagem.
-
O objetivo deste módulo é apresentar uma introdução aos livros do NT, desde Atos dos Apóstolos até o Apocalipse.
2.1 - Introdução ao NT IV - Introdução ao livro de Atos: História da igreja primitiva e biografia de Paulo.
2.2 - Introdução ao NT V - Visão panorâmica das cartas Paulinas. O estudante receberá por escrito uma introdução às cartas do NT, cuja autoria é atribuída ao apóstolo Paulo. Esta introdução dará subsídios importantes para que o estudante possa se apropriar da mensagem das cartas com maior proveito. Na aula desta disciplina será aprofundada uma introdução à carta de Paulo aos Romanos, conhecendo sua estrutura, teologia e mensagem.
2.3 - Introdução ao NT VI - Visão panorâmica das cartas de Hebreus, Tiago, Pedro e João.
2.4 - Introdução ao NT VII - Compreender a mensagem do Apocalipse.
-
O objetivo deste módulo é apresentar uma introdução aos livros do AT, desde Gênesis até o final dos livros históricos.
3.1 - Introdução ao AT I - Visão panorâmica do Pentateuco e introdução ao livro de Gênesis: A atualidade dos relatos da criação.
3.2 - Introdução ao AT II - Introdução ao livro de Êxodo a Deuteronômio: compreendendo as leis do Pentateuco.
3.3 - Introdução ao AT III - Visão panorâmica dos livros de Josué, Juízes, 1 e 2 Samuel, 1 e 2 Reis: História de Israel: Formação do povo de Israel, êxodo, da entrada na terra até o reinado de Davi.
3.4 - Introdução ao AT IV - Visão Panorâmica dos livros de 1 e 2 Crônicas, Esdras e Neemias: História de Israel: Do reinado de Davi até o cativeiro babilônico.
-
O objetivo deste módulo é apresentar uma introdução aos livros proféticos e aos livros de sabedoria do AT.
4.1 - Introdução ao AT V - Visão Panorâmica dos profetas pré-exílicos: Amós, Oséias, Miquéias e Isaías: História de Israel: A mensagem dos profetas pré-exílicos.
4.2 - Introdução ao AT VI - Os profetas exílicos: Jeremias, Ezequiel, Sofonias e Habacuque: A mensagem dos profetas exílicos.
4.3 - Introdução ao AT VII - Os profetas pós-exílicos: Ageu, Zacarias e Malaquias. A mensagem dos profetas pós-exílicos. Profecia no AT.
4.4 - Introdução ao AT VIII - A literatura poética e sapiencial. Visão panorâmica dos livros dos Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cantares. Espiritualidade dos Salmos.
-
Neste módulo você irá conhecer os vários gêneros literários que compõem o texto sagrado dos cristãos e você
descobrirá que cada gênero literário possui regras próprias de interpretação.
5.1 - Hermenêutica I - Formas de interpretação de textos bíblicos: alegoria, tipologia, sentido gramatical, histórico e literal.
5.2 - Hermenêutica II - Como interpretar textos da lei? Como interpretar textos proféticos? Como interpretar as narrativas do AT?
5.3 - Hermenêutica III - Como interpretar os evangelhos sinóticos? Como interpretar as parábolas? Realização de exercícios práticos.
5.4 - Hermenêutica IV - Como interpretar as cartas paulinas? Como interpretar o livro do Apocalipse? Realização de exercícios práticos.
-
Neste módulo você aprenderá, passo a passo, como estudar detalhadamente um texto bíblico afim de ter subsídios concretos para uma pregação ou para a condução de um estudo bíblico ou discipulado.
6.1 - Exegese I - Subjetividade e objetividade na interpretação. Formas de interpretação: Alegoria, histórico – gramatical, estrutural, contextual.
6.2 - Exegese II - Passos práticos para a compreensão de textos bíblicos I: Oração / Leitura / Primeira aproximação / Outras Traduções / Delimitação e Divisão / Exercícios.
6.3 - Exegese III - Passos práticos para a compreensão de textos bíblicos II: Contexto literário / Contexto histórico / Análise de conteúdo / Exercícios.
6.4 - Exegese IV - Atualização e aplicação de um texto bíblico: Os ouvintes / aplicação indutiva e dedutiva / apelo / Liturgia e a moldura da prédica.
-
O objetivo deste módulo é dar a você uma visão panorâmica da história de Deus com a igreja, iniciando com a Igreja Primitiva e se estendendo até o séc. XVIII com o surgimento do Movimento Pietista na Alemanha. Esta visão panorâmica ajudará você a conhecer a sua história e você perceberá que muitas questões e desafios que hoje precisamos responder, já surgiram e já foram respondidos pelos irmãos e irmãs que nos antecederam.
7.1 - História da Igreja I - História da Igreja Primitiva. A Igreja nos primeiros séculos pode ser fonte inspiradora para os desafios culturais e religiosos de nossa época.
7.2 - História da Igreja II - História da Igreja na Idade Média.
7.3 - A vida de Lutero, a Reforma (história e enfoques teológicos) A importância da histórica da Reforma para a fé cristã na atualidade; as implicações teológicas, sociopolíticas, culturais e religiosas da Reforma e do Pietismo para a Igreja evangélica no Brasil e para a construção do mundo moderno.
7.4 - História da Igreja IV - Contra Reforma, Ortodoxia e o Pietismo. A doutrina correta e a vida cristã atuante, como expressão da experiência da justificação promovida por Cristo.
-
O objetivo deste módulo é conhecer os desdobramentos do movimento Pietista iniciado por Spener, sua proposta e relevância para os dias atuais. A história da MEUC.
8.1 - História da Igreja V - Pietismo no séc. XVIII. O pai do Pietismo: F. J. Spener. As propostas de Spener para o melhoramento da igreja evangélica de seu tempo e a atualidade de suas propostas.
8.2 - História da Igreja VI - As propostas de Franke, Bengel e Zinzendorf. A contribuição para a educação, a exegese bíblica e a missão a partir do Pietismo.
8.3 - História da Igreja VI - O Pietismo no séc. XIX. A contribuição do movimento Pietista para as transformações da sociedade por meio da diaconia e da inserção política e cultural do cristão. As contribuições de Wichern, Stöcker e Bodelschwingh.
8.4 - História da Igreja VII - A história da MEUC. A MEUC como proposta de movimento de evangelização e comunhão a partir do Pietismo alemão no contexto da IECLB.
-
O objetivo deste módulo é ajudar para que você conheça as bases da fé cristã. Você verá que só é possível falar de Deus porque Ele se revelou a nós! Por isso, o ponto de partida para se falar de Deus é a Bíblia. Você também aprenderá a respeito da Trindade e as implicações éticas, missionárias e de espiritualidade que dela derivam. Além disso, esse módulo não deixa de abordar relevantes temas que derivam do diálogo entre fé e ciência.
9.1 - Dogmática I - A revelação de Deus na natureza e nas Escrituras. A Bíblia como palavra de Deus. O que é a autoridade das Escrituras?
9.2 - Dogmática II - A Trindade. O Deus cristão é Pai, Filho e Espírito Santo.
9.3 - Dogmática III - As implicações da Trindade para a ética cristã, para a missão da Igreja e para a espiritualidade.
9.4 - Dogmática IV - A criação do mundo e do ser humano como obra do Deus triúno. A relação entre fé cristã e ciência. A ciência como dádiva de Deus. O diálogo entre fé e ciência: questões contemporâneas.
-
O propósito deste módulo é pensar o Ser Humano: quem sou eu? Por que vale a pena viver? Qual o sentido da vida? Por que eu sofro?
10.1 - Dogmática V - O pecado e a queda: o que sobrou da dignidade humana e do homem como imagem de Deus?
10.2 - Dogmática VI - A visão cristã do ser humano: A glória e decadência da criação.
10.3 - Dogmática VII - O mal e o sofrimento: por que acontecem coisas más para pessoas boas?
10.4 - Dogmática VIII - Bioética. o Ser Humano contemporâneo.
-
O propósito deste módulo é responder questões centrais a respeito da pessoa e obra de Jesus Cristo e do Espírito Santo. Ao mesmo tempo o módulo quer ajudar a perceber que o encontro de uma pessoa com Jesus Cristo, transforma a vida. A fé como uma dádiva e presente de Deus para nós.
11.1 - Dogmática IX - A pessoa e obra de Jesus Cristo. Quem foi Jesus? Quem morreu na cruz: Deus ou o homem Jesus? Era Jesus verdadeiramente Deus?
11.2 - Dogmática X - A pessoa e obra do Espírito Santo. É o Espírito Santo uma energia e força ou é ele uma pessoa?
11.3 - Dogmática XI - Predestinação, fé, conversão e novo nascimento. Deus quer que todos sejam salvos. Escolheu Deus alguns para a perdição? Fé e conversão se excluem ou se complementam?
11.4 - Dogmática XII - Santificação: o que significa ser santo e viver uma vida santa?
-
Como a gente vive como cristão? O que significa viver na liberdade do Evangelho? O que são sacramentos e por que eles são importantes para a nossa vida?
12.1 - Dogmática XIII - A relação entre justificação e santificação, fé e obras. A fé vem primeiro e depois as obras? A fé que se faz ativa no amor.
12.2 Dogmática XIV - Batismo, rebatismo, batismo no Espírito Santo. Os Sacramentos são Palavra de Deus e mediações da graça. Há um Senhor, uma só fé e um só batismo. Sobre a necessidade de uma segunda benção e o batismo no Espírito Santo.
12.3 - Dogmática XV - Santa Ceia. Os elementos da Santa Ceia apontam para a revelação de Deus por meio de coisas visíveis. A Santa Ceia e a comunhão com o Senhor e a comunidade.
12.4 - Dogmática XVI - Liturgia dos sacramentos: boas ideias e criatividade para a celebração festiva do batismo e santa ceia. A confissão de pecados e o culto.
-
O que é a igreja? Ela é uma instituição ou um movimento? Qual a sua finalidade? Que diferença faz a ressurreição de Jesus Cristo na nossa vida? O que significa viver no horizonte da ressurreição? E o que acontecerá quando Jesus Cristo voltar? Estou preparado?
13.1 - Dogmática XVII - Teologia da igreja; igreja e sociedade. O que é Igreja? Qual a relevância da Igreja em um mundo secularizado?
13.2 - Dogmática XVIII - A Igreja de Jesus Cristo e sua tarefa missionária. A Igreja que serve a Deus no mundo. Ecumenismo.
13.3 - Dogmática XIX - Morte e a ressurreição dos mortos. O mistério da morte e o mistério de Deus. A ressurreição e a vitória de Cristo: Cruz e ressurreição. A esperança da vida eterna: o que é isso? A imortalidade da alma e a ressurreição.
13.4 - Dogmática XX - Volta de Cristo e consumação do mundo. A expectativa da segunda vinda de Cristo. A grande tribulação. A tradição dispensacionalista. O arrebatamento. O juízo final: os crentes, Israel e os povos.
-
Em meio à um mundo marcado por corrupção e injustiça, guerras e morte, qual a relevância dos 10 mandamentos para o cristão e para a sociedade de modo geral? Como atualizar a ética dos 10 mandamentos para as relações sociais?
14.1 - Ética I - Introdução à Ética cristã. Os 10 mandamentos. O uso político da Lei. O uso teológico da Lei. Tem a Lei uma função didática para a comunidade cristã? Qual a relação entre Lei e Evangelho?
14.2 - Ética II - Os 10 mandamentos (1ª Tábua - 1ª parte). O cristão e seu relacionamento com Deus.
14.3 - Ética III - Os 10 mandamentos (2ª Tábua - 2ª parte) As relações humanas são complexas e ambíguas. Os mandamentos querem preservar a vida diante das ameaças da maldade humana, bem como buscam criar condições para que a plenitude da vida seja possível.
14.3 - Ética IV - A ética do Sermão do Monte (Mt 5-7) para os dias de hoje.
-
O objetivo deste módulo é abordar o tema família, divórcio e novo casamento numa perspectiva bíblico teológica e pastoral.
15.1 - Assessoramento Familiar I - A família está mudando. Antigamente os pais tinham muitos filhos. Hoje, os filhos tem muitos pais! Cada vez mais encontramos uniões homoafetivas, algumas vezes com filhos. Como devemos nos posicionar? O que é uma família? Que princípios e orientação a Bíblia nos dá para novas formas de organização familiar e qual é a tarefa da igreja em relação à família e ao casamento?
15.2 - Assessoramento Familiar II - O plano original de Deus, ao criar o ser humano como macho e fêmea e instituir o casamento, era que essa união fosse duradoura, até que a morte os separe. No entanto, a separação e o divórcio são uma realidade em nossa sociedade pós-moderna. Como vamos encarar essa realidade? O que a Bíblia diz a respeito do divórcio? E do novo casamento? Como podemos ajudar e cuidar pastoralmente das famílias em processo de divórcio?
15.3 - Assessoramento Familiar III - Valores na família: stress, comunicação e o culto doméstico.
15.4 - Assessoramento Familiar IV - Em nossas comunidades há muitas pessoas que sofrem com a solidão. São pessoas sozinhas, porque não tiveram a oportunidade de encontrar um cônjuge, ou experimentaram o doloroso processo de separação e divórcio, ou são pessoas que perderam seus cônjuges pelo falecimento deste. Qual a responsabilidade da igreja para com estas pessoas? Como podemos vir ao seu encontro, amenizar seu sofrimento, valorizar seu potencial?
-
O objetivo deste módulo é abordar o tema da sexualidade em três âmbitos ou fases da vida: casais jovens, adolescência e velhice.
16.1 - Assessoramento Familiar V - Sexualidade, sexo e intimidade do casal a partir de uma perspectiva bíblico pastoral.
16.2 - Assessoramento Familiar VI - Sexualidade na adolescência e juventude numa perspectiva bíblica com aportes da psicologia. O módulo se propõem a dar orientação sexual aos adolescentes e jovens.
16.3 - Assessoramento Familiar VII - Envelhecer juntos: o amor e a sexualidade na terceira idade.
16.4 - Assessoramento Familiar VIII - Sexo virtual e pornografia: uma amante que destrói a vida.
-
O objetivo deste módulo é assessorar comunidades e lideranças na compreensão bíblico teológica da edificação de comunidades, além de subsídios práticos.
17.1 - Edificação de Comunidades I - O tema da edificação de comunidades cristãs é atual. Em nosso contexto brasileiro encontramos desde comunidades que importam modelos de edificação americanos, até lideranças de comunidade que não tem preocupação nenhuma com o tema. Cabe-nos discutir o tema com equilíbrio e profundida bíblico teológica: Afinal, o que é uma comunidade? É o grupo de pessoas inscrita como membros? São as pessoas batizadas? É o grupo de pessoas avivadas ou que tiveram uma experiência de conversão? O que é edificar uma comunidade? Como a comunidade é edificada?
17.2 - Edificação de Comunidades II - Entre os muitos modelos de edificação de comunidades, esta disciplina se propõem a apresentar e avaliar o modelo de edificação de comunidades proposto por Christian Schwartz em sua obra Crescimento Natural da Igreja. O que podemos aprender desse modelo e de que forma ele pode ser útil para a edificação de comunidades em contexto brasileiro?
17.3 - Edificação de Comunidades III - A comunidade de Jesus não é edificada em primeiro lugar através de pastores e missionários, mas a partir de cada um de seus membros, na medida em que cada um coloca os seus dons a serviço da comunidade. Estudar a edificação da comunidade cristã e a relação da mesma com o sacerdócio real de todos os crentes os dons do Espírito Santo é a proposta desta disciplina.
17.4 - Edificação de Comunidades IV - Edificação de Comunidades e o papel do pastor e da liderança. Como a liderança de uma comunidade pode impulsionar a edificação da comunidade, ao invés de travá-la.
-
O objetivo deste módulo é dar subsídios práticos para a edificação de comunidades a partir da perspectiva da educação cristã, do culto, da evangelização e da administração da comunidade.
18.1 - Edificação de Comunidades V - A edificação de comunidades e a educação cristã. De forma prática e concreta, a disciplina se propõem a abordar a relação entre edificação de comunidades e a educação cristã.
18.2 - Edificação de Comunidades VI - A edificação de comunidades através da celebração do culto: abordagem prática e concreta para potencializar o culto enquanto instrumento de edificação da comunidade cristã.
18.3 - Edificação de Comunidades VII - A edificação da comunidade através da evangelização. Acolhimento, ambiente de liberdade cristã, pregação que convida para confiar em Jesus Cristo: a comunidade que se abre para pessoas de fora da comunidade.
18.4 - Edificação de Comunidades VIII - A administração da comunidade: subsídios práticos e concretos para organizar e aprimorar a administração da comunidade, noções de planejamento (projetos), otimização de reuniões para que sejam mais produtivas. O foco principal do tema a ser desenvolvido pode ser previamente acordado com os professores da FLT.
-
O objetivo deste módulo é oferecer subsídios práticos para o exercício da lideranças numa perspectiva bíblica.
19.1 - Liderança I - A pessoa do líder: o que define e caracteriza um líder, que princípios norteiam as suas ações?
19.2 - Liderança II - Conceitos e modelos de liderança.
19.3 - Liderança III - Equipes de liderança: como trabalhar em equipe, como preparar equipes de liderança?
19.4 - Liderança IV -
-
O objetivo deste módulo é dar subsídios bíblicos e práticos para o aconselhamento na comunidade.
20.1 - Aconselhamento I - Aconselhamento: coisa só de pastor? Muitas vezes se tem a compreensão que o aconselhamento é tarefa apenas do pastor. Certamente esta é uma das tarefas do pastor, mas o aconselhamento não se restringe ao pastor. O objetivo desta disciplina é ajudar a comunidade a perceber que o aconselhamento é tarefa e oportunidade de toda a comunidade. Através do aconselhamento a comunidade é edificada. Buscar uma fundamentação bíblico-teológica do aconselhamento, com subsídios práticos, é o propósito desta disciplina.
20.2 - Aconselhamento II - Estou morrendo... Quantas vezes acompanhamos pessoas que estão morrendo, pessoas em seu luto pela perda de entes queridos. Crises se instalam. Como devemos proceder? O que dizer? Como dizer? Como a ajuda cristã pode ser mediada a quem está sofrendo? Este é o propósito deste módulo de aconselhamento em momentos de crise.
20.3 - Aconselhamento III - Cada vez mais pessoas vivem solitárias. Paradoxalmente, também na comunidade cristã a solidão se faz presente. Como podemos entender e nos apropriar do sentido do "uns aos outros" que tão frequentemente encontramos na Bíblia? Como a comunidade pode implementar ou aprimorar um ministério de visitação?
20.4 - Aconselhamento IV -
-
O objetivo deste módulo é conhecer e perceber o desafio missionário ou teológico colocado para a fé cristã a partir de religiões orientais, movimentos religiosos cristãos e nãos cristãos e pelo movimento neo-pentecostal.
21.1 - Religiões I - Religiões orientais: Induísmo/Espiritismo, Islamismo, Budismo. Cada vez mais percebemos no ocidente a presença de grandes religiões orientais. O ocidente se abre para novas formas de religiosidade. Conhecer estas religiões e perceber o desafio missionário que as mesmas colocam, é o propósito desta disciplina. Há liberdade de a comunidade sugerir outra religião oriental, caso haja um interesse diferente do que proposto no enunciado.
21.2 - Religiões II - Religiões orientais: Induísmo/Espiritismo, Islamismo, Budismo. Cada vez mais percebemos no ocidente a presença de grandes religiões orientais. O ocidente se abre para novas formas de religiosidade. Conhecer estas religiões e perceber o desafio missionário que as mesmas colocam, é o propósito desta disciplina. Há liberdade de a comunidade sugerir outra religião oriental, caso haja um interesse diferente do que proposto no enunciado.
21.3 - Movimentos Religiosos I - Movimentos religiosos cristãos e não cristãos: Igrejas Adventistas do 7º dia, Testemunhas de Jeová, Mórmons, Maçonaria. Qual o desafio teológico e missionário que estes movimentos religiosos colocam para o testemunho da fé? Havendo interesse, a comunidade pode sugerir também outros movimentos religiosos cristãos ou não cristãos acerca dos quais gostaria de receber informações e esclarecimentos.
121.4 - Movimentos Religiosos II - Movimentos religiosos neo-pentecostais: Neo-pentecostalismo, teologia da prosperidade e religiões de mercado. O que podemos aprender desses movimentos? Qual o desafio que as igrejas neo-pentecostais colocam para as igrejas históricas? O pentecostalismo tem futuro? E qual será o futuro das igrejas históricas?
-
O objetivo deste módulo é resgatar a dimensão bíblica e prática da diaconia no âmbito da comunidade cristã; modelos históricos que poderiam inspirar e motivar para a diaconia.
22.1 - Diaconia I - Fundamentos Bíblicos da Diaconia.
22.2 - Diaconia II - A diaconia e a igreja local.
22.3 - Diaconia III - Modelos de diaconia cristã.
22.4 - Diaconia IV -
-
O objetivo desta disciplina é dar subsídios práticos para a interpretação, elaboração e exposição das Escrituras Sagradas na comunidade cristã.
23.1 - Pregação Cristã I - A teologia da pregação: por que a pregação é necessária? O que sustenta o pregador? Pregação é um humano ou divino? Qual o papel do Espírito Santo na pregação? E da pessoa do pregador?
23.2 - Pregação Cristã II - A prédica e seus ouvintes: algumas vezes, ouvir uma exposição das Escrituras Sagradas se tornou algo cansativo, monótono, sem graça. É possível que seja diferente? O que preciso saber a respeito das pessoas que ouvirão a mensagem, antes da pregação propriamente dita? Explicitar a problemática de ouvintes pós-modernos e o desafio da pregação diante de novos tipos de ouvintes é o objetivo desta disciplina.
23.3 - Pregação Cristã III - A prédica e sua estrutura: como posso estruturar bem a minha prédica? Como faço uma boa introdução, para que os ouvintes não “desliguem” depois de 3 minutos? Como faço uma boa conclusão ou aplicação, para que a comunidade leve a mensagem para casa? Aliás, o pregador sempre deveria fazer uma aplicação? Trabalhar a estrutura de uma prédica é o objetivo desta disciplina.
23.4 - Pregação Cristã IV - A prédica e sua apresentação: noções práticas de oratória, de exposição da prédica. Posturas, correção de cacoetes, linguagem. Exercícios práticos.
-
O objetivo deste modulo é refletir a missão a partir e para dentro do contexto moderno e pós-moderno no qual vivemos, resgatar a contribuição do conceito da missio Dei; teologia e prática da evangelização; o desafio da missão em contexto urbano.
24.1 - Teologia da missão - Novo contexto da missão, Teologia da missão no AT e NT.
24.2 - Paradigmas de missão - Missio Dei, novos paradigmas de missão para um novo contexto (moderno e pós-moderno), missão como evangelização, diaconia, catequese e liturgia (PAMI).
24.3 - Missão como Evangelização - Teologia da evangelização, comunidade e pessoas missionárias, formas de evangelização num contexto moderno e pós-moderno.
24.4 - Missão Urbana - O desafio da missão em contexto urbano: teologia da cidade, a cidade enquanto grandeza sociológica, pistas para a missão em contexto urbano - mídia, novas formas de culto, missão integral.